Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2019 - 07h17min

Assembleia celebra 100 anos da Ordem DeMolay

Imprimir Enviar
Sessão Especial da Assembleia Legislativa celebrou os 100 anos da Ordem DeMolay.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Sessão Especial da Assembleia Legislativa celebrou na noite de segunda-feira (18) os 100 anos da Ordem DeMolay , fundada em 24 de março de 1919 nos EUA por Frank Shermann Land.

A entidade recebeu o nome de DeMolay em homenagem a Jacques DeMolay, último grão-mestre dos cavaleiros templários, morto na fogueira por determinação do rei da França, Felipe IV, em 1314.

“Será que nosso fundador poderia imaginar as vidas tocadas pela sua iniciativa? Ele poderia supor que aquele seu pensamento arrebatador se espalharia pelo mundo? Hoje estamos em 120 países e, desde 1986, em Santa Catarina. Atualmente contamos com 41 capítulos regulares e milhares de jovens promovendo estudos, discutindo as causas da juventude e lutando por elas”, afirmou Victor Leduc Machado, grande mestre da Ordem DeMolay para Santa Catarina.

“Seguimos servindo e auxiliando o próximo nas suas necessidades básicas e inspirando os jovens pelo exemplo”, declarou Gabriel Eduardo Correa, mestre conselheiro estadual adjunto, que destacou a sete virtudes cardeais dos demolays: amor filial, reverência ao sagrado, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Doutor Vicente Caropreso (PSDB), que presidiu a sessão especial sugerida por Maurício Eskudlark (PR), elogiou as ações da instituição no estado.

“A Ordem DeMolay tem um papel bem sucedido na formação de milhares de jovens, incutindo senso de liderança e estimulando uma participação maior da juventude”, avaliou Caropreso.

Por outro lado, o representante de Jaraguá do Sul lamentou a radicalização de jovens nos extremos do espectro político.

“Uma verdadeira praga espalhada pelo mundo, uma briga de extremos, é bom que a Ordem prepare jovens, para que avaliem este tipo de posicionamento e que se pautem cada vez mais pela razão, não pela raiva”, argumentou Caropreso, aludindo aos assassinatos cometidos na escola Raul Brasil, em Suzano (SP).

Homenageados da noite

  • Victor Lecduc Machado, grande mestre estadual da Ordem DeMolay
  • Gabriel Aquiles Spricigo Baldo, mestre conselheiro estadual da Ordem DeMolay
  • Dalton Parucker Lueders, grande secretário nacional adjunto
  • Anderson Redinha Malgueiro, deputado do grão-mestre adjunto de honra
  • Sergio Martinho Nerbass, senhor grão-mestre adjunto de honra
  • Jadir Cruz, diretor executivo para as ordens paramaçônicas
Vítor Santos
Agência AL

Voltar