Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/09/2017 - 17h17min

Assembleia aprova projeto que revoga homenagem a ex-ministro preso

Imprimir Enviar
O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que em 2010 recebeu a Medalha Anita Garibaldi. FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Por unanimidade, os deputados estaduais catarinenses aprovaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20) o projeto de lei que revoga a outorga da Medalha Anita Garibaldi ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso em Brasília (DF). O PL 345/2017, de autoria do deputado João Amin (PP), foi aprovado em dois turnos e segue para a votação da Redação Final, na sessão desta quinta-feira (21).

Amin justificou que a retirada da homenagem é necessária diante dos fatos envolvendo o ex-ministro. “A Medalha Anita Garibaldi é a mais alta honraria concedida pelo Estado de Santa Catarina. Com esse projeto, estamos fazendo justiça e dando uma satisfação à população catarinense”, comentou.

A homenagem foi entregue a Geddel em 10 de março de 2010, por indicação do então governador Luiz Henrique da Silveira. Na época, o objetivo era agradecer o então ministro da Integração Nacional pela liberação de recursos para Santa Catarina, que em 2008 havia sido castigada por inundações em várias regiões, principalmente no Vale do Itajaí.

Vários deputados se manifestaram favoráveis à revogação da honraria. Kennedy Nunes (PSD) afirmou que em 2010 a homenagem era válida mas, diante dos fatos envolvendo Geddel, deve ser revogada. “Esse indivíduo não merece essa honraria porque sua ficha corrida e os fatos que a imprensa tem noticiado façam com que ele não seja digno dessa medalha”, comentou Darci de Matos (PSD). Fernando Coruja (PMDB), Altair Silva (PP) e José Milton Scheffer (PP) também declararam apoio à revogação.

Mais projetos
Em dois turnos, os parlamentares aprovaram nesta quarta a proposta do deputado licenciado Valmir Comin (PP) que cria, no site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, um espaço para o atendimento de ocorrências envolvendo animais (PL 204/2016). A esse espaço, será dado o nome de Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de Santa Catarina (Depasc).

Também foram aprovadas em segundo turno e a Redação Final de outros projetos, como a consolidação das leis sobre os direitos das pessoas com deficiência (PL 114/2017). A relação completa das matérias votadas está disponível no Portal da Transparência da Alesc.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Saiba Mais

Voltar