Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2016 - 09h15min

Artista plástico apresenta exposição de xilogravuras em Florianópolis

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Fascinado por desenho desde a infância, quando recriava os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola, o paranaense Fabio Dudas passou a desenvolver a arte como profissão. Formado em pintura, o artista natural do Paraná escolheu Santa Catarina, em especial Florianópolis, para viver nos últimos dez anos. Atualmente trabalhando com xilogravura, técnica de fazer gravuras a partir de relevos sobre a madeira, Dudas apresenta sua produção nas dependências do Tralharia Bar, no Centro da Capital. A exposição, que segue até o dia 14 de outubro, conta com 14 obras divididas em duas temáticas, das séries “Bestiário” e “Ilha”, produzidas nos últimos dois anos.  

Segundo o artista, a ideia de trabalhar com a xilogravura surgiu após frequentar inúmeras vezes o ateliê de gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC). Dudas destaca que o seu trabalho se baseia na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação.

Produzida até o começo de 2015, a série "Ilha", conforme Dudas, é vista como uma homenagem à Ilha da Magia. Nesta série, o artista reflete sobre o que é viver na singular cidade de Florianópolis. Ao mesmo tempo em que revela temas recorrentes da Ilha de Santa Catarina, com seu mar profundo, seus seres mitológicos e fantasmagóricos, suas embarcações, trazendo a renda de bilro e as características de um imaginário popular e universal. "Trabalhar esta série me fez ir em direção ao 'Bestiário', onde eu buscava explorar algo mais noturno, escuro, sombrio, que não tem a ver necessariamente com a ilha, mas trazendo alguma nuance", revela.

Dudas explica que o “Bestiário” é inspirado em livros produzidos na Baixa Idade Média e confeccionados por monges católicos, que contavam histórias sobre animais e criaturas fantásticas, sempre acompanhadas por mensagens moralizadoras. 

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar