Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/12/2013 - 16h27min

“Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores” é lançado na Assembleia

Imprimir Enviar
Livro Arquitetura e Paisagem. Crédito: Joel Pacheco/Divulgação

O livro “Arquitetura e Paisagem – Florianópolis e Açores”, de autoria do arquiteto e fotógrafo Joel Pacheco, que será lançado esta noite (5), no hall da Assembleia Legislativa, chama a atenção para uma arquitetura de qualidade e a conservação das paisagens natural e cultural. Com 236 páginas, a obra abrange aproximadamente mil fotografias, além de mapas, desenhos e textos que sintetizam a geografia, a história e a cultura de cada região, mantendo o patrimônio natural e edificado como guia. “A conservação destes elementos da nossa identidade merece todo cuidado para de maneira sustentável, equilibrada e permanente resista por muitas gerações”, destaca.
     
De acordo com o autor, o livro em edição bilíngue em português e inglês apresenta uma minuciosa seleção de imagens, basicamente todas inéditas, resulta de incursões recentes pela Ilha de Santa Catarina e de três viagens que compõem o arquipélago açoriano em agosto de 2010, julho de 2011 e março de 2013. “Distribuídas em tamanhos diversos as imagens ilustram o conteúdo escrito, que contempla por meio do patrimônio arquitetônico e natural aspectos como hidrografia, clima, vegetação, relevo, diversidade marinha, ocupação do espaço, desenvolvimento, unidades de conservação, atividades econômicas, militarização, modo de vida, atividades esportivas, estradas, trilhas, turismo, folclore e manifestações religiosas”, explica.

Em sua obra, Joel menciona que a arquitetura produzida no mundo vem sendo repetida em todas as cidades, porém sem muita criatividade. Para ele, a qualidade está na criatividade e na harmonia com que a obra está inserida no terreno, no bairro e na cidade, respeitando a escala humana, com funcionalidade, segurança, aproximando as pessoas.

De maneira geral, sob o olhar do professor e arquiteto e urbanista José Tabaco, o livro em sua particularidade materializa, de forma insofismável, a conexão cultural que existe entre o Arquipélago dos Açores e o litoral catarinense, revelando que a diferença está no tratamento, tanto o iconográfico quanto o textual, que busca explicitar a unidade de cultura convergente das duas localidades.

No lançamento, as pessoas que adquirirem o exemplar ganham um desenho de uma casa em papel para montar o origami autografado. A exposição de ampliações emolduradas de fotomontagens com imagens do livro também puderam ser adquiridas durante o lançamento.

O autor
Natural de Florianópolis, Joel Pacheco morou com a família nas proximidades do Forte Santana, sob a Ponte Hercílio Luz, entre os seis e 13 anos. O local, identificado como importante sítio arqueológico, também guarda as lembranças do antigo estaleiro Arataca. Foi neste ambiente que ele cresceu, entre ranchos de pescadores, brincando de jogar cacos de cerâmica no mar e soltando seus barquinhos de papel, madeira ou lata.
    
Segundo ele, o gosto pela arte vem desde criança, nos rabiscos pelas paredes da casa, com o toco de lápis preto e, às vezes, com o raro lápis de cor. O chão de terra era a tela de computador na qual se fazia o desenho da roda, o círculo quase perfeito, que demarcava o espaço para o jogo de bolinha de vidro (gude). “Nesse momento, começava o direcionamento para as artes, para o design gráfico, para a fotografia e para a arquitetura.”



Joel participou como autor ou coautor de projetos e pesquisas vinculadas ao patrimônio cultural de Florianópolis e dos Açores/Portugal e ainda de diversos projetos gráficos como o “Transporte Coletivo em Florianópolis” (livro), “Florianópolis Memória Urbana” (livro), “Atlas do Município de Florianópolis” (livro), “Fortalezas em Santa Catarina” (CD-ROM), “Guia Digital, Caminhos e Trilhas de Florianópolis” (livro e CD-ROM), “Fortes da Cidade”, “Roteiros do Ambiente”, “Circuito Cultural de Florianópolis”, “Construir Cultura” (livro). Realizou várias exposições fotográficas e publicou diversas séries de imagens em livros, revistas, cartões postais e telefônicos no Brasil, Portugal e Canadá.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar