Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/04/2019 - 16h16min

Aproximação entre SC e Uruguai será tema de seminários em maio e agosto

Imprimir Enviar
Parlamentares e diplomatas uruguaios em reunião na Presidência

Eliminar a burocracia e ao mesmo tempo promover ações para aumentar o fluxo de turistas uruguaios em Santa Catarina são os principais motivos para realização de dois seminários, um no Uruguai, no mês de maio, e outro na Assembleia Legislativa, em agosto, promovido pela União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul  (UPM) e pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O cônsul uruguaio, Daniel Botta, e o vice-presidente do Bloco Uruguaio da UPM, Gustavo Viera, estiveram nesta terça-feira (16) convidando o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), e o deputado Kennedy Nunes (PSD), presidente da Unale, para participarem dos dois eventos.

O seminário que debaterá o turismo regional, saúde e regionalização do ensino universitário por meio da Unipampa, de Bagé (RS), será entre os dias 8, 9 e 10 de maio. Nesta data também estarão sendo instaladas lojas de Free Shops em municípios brasileiros na fronteira com o Uruguai. Na prática, essas lojas poderão ser instaladas apenas em cidades-gêmeas, municípios fronteiriços, como é o caso de Dionísio Cerqueira, e que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural com a cidade localizada no país vizinho, conforme definição do Ministério da Integração Nacional, explica o deputado Kennedy Nunes.

Neste evento também serão debatidos temas como a hidrovia Pacífico-Atlântico e a facilitação de mais integração entre o Brasil e o Uruguai, com a eliminação de burocracias que impedem o trânsito de moradores de municípios fronteiriços entre os dois países. O cônsul Daniel Botta destacou a aproximação entre os uruguaios com Santa Catarina, que anualmente atrai uma média de 1,5 mil turistas para Florianópolis. “Queremos uma maior aproximação e eliminar esses problemas burocráticos nas fronteiras. Quando um brasileiro vai ao Uruguai nem precisa descer do seu carro, enquanto que o uruguaio tem que preencher uma série de documentos.”

Nos dias 22 e 23 de agosto será promovido pela Unale, na Assembleia Legislativa, um seminário sobre suicídio, automutilação, violência contra a mulher, questões da burocracia e a grade curricular comum entre as universidades dos dois países, envolvendo deputados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Voltar