Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/05/2019 - 12h23min

Anúncio de seminários de prevenção ao suicídio marca sessão de quinta-feira

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em um dia atípico, a sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (30) teve menor duração por causa da divulgação da Mensagem do Segmento de Comunicação ao Parlamento Catarinense. Entre os três discursos realizados pelos deputados, o destaque foi o anúncio de uma série de seminários de prevenção ao suicídio no estado.

A informação foi apresentada pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), que preside a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas. Segundo ele, a campanha “Viver a melhor escolha” tem oito seminários programados para o segundo semestre de 2019 nos municípios de Chapecó, Lages, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul ou IBirama, Joinville, Florianópolis e Criciúma. A iniciativa será promovida por meio de parceria do colegiado com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Santos também convidou a Comissão de Saúde para se integrar aos trabalhos.

O deputado citou que a ideia surgiu em função do grande número de dependentes químicos que acabam cometendo suicídio e dos números alarmantes de casos entre adolescentes catarinenses. Ele citou o exemplo da cidade de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, que já registrou 12 ocorrências apenas nos primeiros meses deste ano. “A cada 40 segundos um suicídio acontece no mundo. No Brasil é um a cada 45 minutos”, destacou.  Em cada região, os eventos contarão com as presenças de psiquiatras e técnicos do setor de saúde para debater o tema. Com base em informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica 11,5 milhões de pessoas sofrendo de depressão no país, o parlamentar avalia que o potencial de crescimento do problema  é muito grande. 

Segurança
A ação eficiente das polícias militar e civil na tarde de ontem em Timbó foi destacada pelo deputado Laércio Schuster (PSB). Segundo ele, as forças de segurança frustraram uma tentativa de assalto à agência dos Correios no município. “Em cinco minutos eles prenderam os assaltantes e sem disparar um tiro sequer, apesar do baixo efetivo de policiais no Vale do Itajaí”, contou.

Prioridades do Vale
Em seu pronunciamento, o deputado Ricardo Alba (PSL) anunciou a reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Itajaí, agendada para a noite desta quinta-feira (30), em Blumenau, a partir das 19 horas, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). “Convido a comunidade a participar”, disse ele. A meta é definir três prioridades da região para serem defendidas na Assembleia Legislativa. As presenças dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino, e da Infraestrutura, Carlos Hassler, do delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, além de um representante da Defesa Civil, são aguardadas.

Informação
O Plenário da Alesc ainda aprovou dois pedidos de informação feitos por parlamentares a setores do governo do Estado. João Amin (PP) requereu das secretarias de Estado da Educação e da Saúde, respectivamente, explicações sobre a falta de bibliotecas em escolas da rede estadual de ensino e sobre as medidas que estão sendo tomadas para o controle da gripe H1N1.

A deputada Paulinha (PDT) pediu às secretarias de Saúde e da Fazenda dados relativos aos gastos com a realização de exames de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons em 2018, por meio de ações judiciais, e qual o impacto econômico-financeiro para os cofres públicos com a contratação do serviço por meio da Rede Pública de saúde.

Também foi aprovado um requerimento do deputado Sílvio Dreveck (PP) às diretorias das empresas, Oi, Claro, TIM e Vivo para a instalação de uma antena repetidora no município de Água Doce. De acordo com ele, o equipamento é de fundamental importância para beneficiar a telefonia rural, que é a grande força da economia na cidade do Oeste catarinense.

Voltar