Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2018 - 15h49min

Mielomeningocele: associação pede ações de saúde e educação

Imprimir Enviar
Edna de Morais Batista, presidente da Associação de Amigos e Pais de Portadores de Mielomeningocele

A presidente da Associação de Amigos e Pais de Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), Edna de Morais Batista, ocupou a tribuna na sessão desta quarta-feira (15) para apresentar reivindicações que oportunizem melhores condições de vida aos portadores da patologia nas áreas de saúde e educação.

Acompanhada da filha, Júlia Vitória, estudante do 9º ano do ensino fundamental da EEB Luiz Delfino, localizada no centro de Blumenau, e de companheiras da entidade, Edna alertou para a falta de acessibilidade nas escolas. “Pedimos socorro, minha filha estuda desde o pré-primário no mesmo colégio e tem que entrar pela porta dos fundos. Pedimos apoio aos deputados para que os portadores possam continuar seus estudos até a universidade.”

Na saúde, ela chamou a atenção para medidas preventivas como a divulgação de uma cirurgia, feita somente em Blumenau, que detecta a doença no feto da mãe, assim como a ingestão de ácido fólico três a quatro meses antes da gravidez. “Estes alertas constam do Agosto Laranja, um programa de nossa cidade que gostaríamos que virasse uma lei estadual. De cada mil nascidos, um nasce com a patologia, então precisamos conscientizar a população sobre estes cuidados.”

As integrantes da AAPPM denunciaram que as escolas públicas do município não possuem nenhum tipo de mecanismo que facilite a acessibilidade dos portadores de mielomeningocele, além de dificultarem a matrícula e a possibilidade de um segundo professor aos portadores das demais deficiências. Ao final do pronunciamento, um documento com as reivindicações da entidade foi entregue à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar