Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2019 - 13h00min

Amigos e familiares prestam as últimas homenagens a Antonio Carlos Vieira

Imprimir Enviar
Velório de Antonio Carlos Vieira acontece no Plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 16
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Amigos, familiares e ex-colegas de Antonio Carlos Vieira, o Vieirão, compareceram ao plenário da Assembleia Legislativa, entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (16), para prestar as últimas homenagens ao ex-deputado e secretário de Estado, que faleceu ontem vítima de um câncer.

Um dos primeiros a chegar ao local foi Silvio Dreveck, que presidiu a Alesc em 2017 e atualmente comanda o PP. Ele recordou a atuação de Vieira no Governo Esperidião Amin e, mais recentemente, nas secretarias da Fazenda dos municípios de Florianópolis e São José, apontando-o como exemplo na gestão de recursos públicos. “Nós perdemos um grande amigo, correligionário, mas, acima de tudo, um homem público probo, correto, autêntico, que deixa a todos nós catarinense um bom exemplo nas atividades que exerceu.”

Outra liderança a se manifestar sobre a forma com que Vieira lidava com a gestão das finanças públicas foi o ex-governador Raimundo Colombo. “Ele soube controlar as contas do Estado, soube impor um modelo de desenvolvimento através da sua capacidade técnica, que hoje produz muitos resultados. Se hoje o nosso estado é o que é, em muito é devido a pessoas como ele.”

Colombo também recordou o tempo em que trabalhou com Vieira na Celesc. “O Vieirão era aquela pessoa autêntica, corajosa, determinada, com grande conhecimento técnico e um amigo especial. Fui companheiro dele na direção da Celesc, onde convivemos muito. Ele na intimidade era uma pessoa alegre, expansiva, um verdadeiro amigo, um irmão.”

Diversos deputados, que atuaram com Vieira no Legislativo estadual e outros órgãos públicos, também apontaram o compromisso com o interesse público como a sua grande marca.

“Vieirão foi uma pessoa de bons exemplos, uma pessoa de muito trabalho e muito competente. Lembro que quando estivemos juntos aqui, na Assembleia Legislativa, a sua organização, o seu conhecimento. Santa Catarina, sem dúvida nenhuma, perde uma grande pessoa, alguém exemplar, e que bom que todos possam seguir os exemplos que ele deixou”, declarou Moacir Sopelsa (MDB).

“Tive a oportunidade de conviver com o Vieirão aqui por alguns anos, como colega de trabalho e ele era uma pessoa que transmitia um grande conhecimento para a gente, nos dava segurança nos momentos das votações, das decisões, e discutia com conhecimento o conteúdo de cada projeto que aqui tramitava. Ele deixou um legado muito importante para esta Casa, de trabalho muito sério”, declarou Romildo Titon (MDB).

“Antonio Carlos Vieira fez uma carreira muito forte na área pública em Santa Catarina e, desde o início da sua atuação, já praticava aquilo que hoje está sendo buscado, que é trabalhar com ética, com eficiência e com economicidade. Fui diretor da Epagri quando ele era secretário de Estado da Fazenda e os princípios que ele implantou naquele período, na sua gestão, eram esses”, afirmou José Milton Scheffer (PP).

“Mesmo enfrentando a doença, ele continuou até os seus últimos dias prestando um grande serviço para a cidade de São José. É uma grande perda, que lamentamos muito, mas ele deixa para nós bons exemplos daquilo que precisamos na vida pública”, observou Milton Hobus (PSD).

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), também fez questão de estar presente na solenidade de despedida de Vieira, a quem qualificou como amigo.

De acordo com ela, ainda no ano de 2013 o ex-deputado e ex-secretário de Estado, foi convidado a compor a sua administração. Além dos bons resultados trazidos ao município, disse, Vieirão logo cativou a equipe por conta do seu companheirismo. “Ele foi um mestre, um professor para nós, mas, além de tudo, construiu em São José grandes laços de amizade. Além dos despachos semanais, dos problemas, nós conseguimos ter também um relacionamento de amizade, falando da família, dos amigos, dos passarinhos, dos gostos, e isso é algo que fica no coração de cada um de nós.”

Em março deste ano, Antonio Carlos Vieira foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São José com o título de cidadão honorário do município.

Trajetória
Nascido na Capital, em 1941, Antonio Carlos Vieira era formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda, da qual foi secretário durante o governo Esperidião Amin, entre 1999 e 2002. Também ocupou cargos no Banco de Estado de Santa Catarina (Besc), na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), Celesc e Prefeitura de Florianópolis.

Na Assembleia Legislativa, elegeu-se deputado em 2002 pelo Partido Progressista (PP), com 32.042 votos. Em 2006, ficou como suplente e assumiu uma cadeira na Alesc em 2010.

No exercício da função, apresentou 404 proposições no Parlamento, entre elas, o Projeto de Lei 455/2005, transformado na Lei 13.707/2006, que dispõe sobre a isenção de ICMS na aquisição de automóveis por pessoas com deficiência e seus representantes legais. Ainda no Parlamento, ocupou o cargo de coordenador da Comissão do Orçamento Regionalizado. Atualmente, ele era secretário de Finanças de São José.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar