Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2019 - 12h19min

Alesc vai debater acidentes de trabalho, asma grave e Teste do Pezinho

Imprimir Enviar

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quarta-feira (7), a realização de uma audiência pública – para debater a asma grave – e dois seminários – sobre normas regulamentadoras do trabalho e uma atualização para a realização do Teste do Pezinho. Os eventos vão acontecer ainda neste ano no Parlamento.

“É muito importante que a comissão esteja sempre inteirada e debatendo as principais questões que tramitam aqui pela Casa e que interessam para a saúde dos catarinenses”, comentou o deputado Neodi Saretta (PT), que preside o colegiado e requereu o seminário. “Tem se noticiado pelas autoridades federais que irão acontecer modificações [nas definições sobre acidentes de trabalho] e nós, junto com o fórum das entidades que discute essa questão, vamos debater o assunto. É algo importante e fundamental, pois Santa Catarina tem uma altíssima incidência de acidentes de trabalho”, justificou. A data da realização ainda não foi confirmada.

O primeiro seminário foi requerido pela deputada Paulinha (PDT). No documento, a parlamentar informou que a audiência pública promovida pela comissão no último mês de maio teve ampla repercussão. Em função disso, afirmou, a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas solicitou uma ação semelhante, agora para tratar da asma grave que “é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas”. A intenção da autora do requerimento é que a atividade aconteça no mês de setembro.

Proponente do requerimento para o segundo seminário, o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) explicou que o evento vai acontecer em parceria com o Hospital Infantil Joana de Gusmão. “A intenção é promover a atualização dos profissionais da saúde sobre os protocolos de técnicas de coletas do teste do pezinho.” A data prevista é o próximo dia 8 de outubro.

 

Voltar