Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2019 - 16h08min

Alesc sedia exposição fotográfica Assembleia, por Camilo

Imprimir Enviar
Deputado Julio Garcia e Camilo Diamico de Souza
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe, a partir desta sexta-feira (13) até o dia 10 de janeiro, a exposição fotográfica Assembleia, por Camilo, que de uma forma poética revela a sensibilidade natural de um dos seus servidores mais conhecidos, Camilo Diamico de Souza, 38 anos, portador da síndrome do X frágil (SXF), uma doença genética e hereditária. A mostra conta com dez registros fotográficos feitos por Camilo, apresentando um olhar diferenciado do autor ao circular livremente por corredores, setores e gabinetes parlamentares.

Se você visita a Assembleia com frequência, já reparou no rapaz sempre simpático, que dá orientações, conhece todos pelo nome e faz sempre a primeira pergunta: mora onde? Camilo trabalha no Legislativo desde 2002, atendendo convite feito pelo ex-deputado Onofre Santo Agostini.

De acordo com estudos, além do déficit no aprendizado, ser dono de um x frágil faz com que Camilo tenha dificuldade de sair da rotina. Ele acorda sempre no mesmo horário, faz o mesmo itinerário e tem atitudes repetitivas. A Síndrome do X frágil (SXF) é uma doença classificada de três formas: afetados, pré-mutados e zona gray. Sua ocorrência é muito alta principalmente quando se fala em pré-mutados, também chamados de portadores. Neste caso, está presente em uma de cada 280 mulheres no mundo. A doença não tem cura.

Apaixonado por eletrônicos, Camilo começou a utilizar uma máquina fotográfica de sua irmã neste ano e diz que aprendeu a fotografar com seu falecido pai. “Gosto de fotografar as pessoas, é um hobby que tenho e estou feliz com a exposição por estar mostrando o meu trabalho. Todo mundo está me ajudando.” O setor de fotografia da Agência Alesc, por meio de Bruno Collaço, ao perceber o interesse do servidor decidiu incentivá-lo. “A ideia é promover a inclusão junto aos servidores e estou aprendendo todos os dias com ele”, destaca Bruno.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), foi um dos primeiros a prestigiar a exposição e a abertura contou com a presença de vários servidores da Casa. A mostra é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Voltar