Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2019 - 18h29min

Alesc sedia exposição em homenagem à ponte Hercílio Luz

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O espaço didático cultural da Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta quarta-feira (23) a exposição As pontes da ponte, composta por 13 fotos e 30 retratos dos operários que trabalham na restauração da ponte Hercílio Luz, de Florianópolis, uma das obras de engenharia mais complexas do país e que tem o título da mais longa ponte pênsil do mundo com o sistema barras olhal, do fotógrafo Filipe Sodré de Paula. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 5 de novembro, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Natural de Biguaçu, com apenas 27 anos, Filipe conta que em 2017 estava concluindo um curso de fotografia quando decidiu investir no projeto de retratar aqueles que estavam trabalhando na restauração da ponte. Lembra que, tradicionalmente, quando a obra estiver concluída, será dado destaque a obra e aos governantes que investiram na sua restauração, “esquecendo” os operários que são de diversos estados e até de outros países e se dedicaram para cumprirem a missão.

Filipe enfatiza que a restauração também conta com trabalhadores catarinenses e que todos eles representam um elo entre os cidadãos nascidos no Estado e os espaços urbanos de Florianópolis. “A obra de restauração está em fase de conclusão e contou com mais de 250 operários que trabalharam diariamente para que esse sonho florianopolitano se realize com a previsão de entrega neste final de ano.”

As fotos e retratos são em preto e branco como forma de valorizar os trabalhadores, salienta o fotógrafo, que é contrário às cores por distrair o olho dos apreciadores da obra. “Na busca de uma linguagem que eu pudesse me expressar melhor sobre aquilo que leio, que ouço e obervo. Compreendi que o mundo não cabe em uma só moldura, e que eu poderia enxergá-lo por meio de outra janela: a fotografia. Poder me relacionar, contar história, mostrar para outras pessoas tudo aquilo que vivi e venho vivendo, de fato me deixa mais vivo.”

Voltar