Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2019 - 14h05min

Alesc promove seminário de capacitação de gestores de cultura em Itajaí

Imprimir Enviar
Seminário sobre Gestão de Cultura em Itajaí

No penúltimo seminário Estadual sobre Gestão de Cultura, uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, dos oito previstos neste primeiro semestre, em Itajaí, nesta terça-feira (18), foram capacitados mais de 40 pessoas, entre gestores, servidores da área da cultura, artistas, agentes e produtores culturais da região da Amfri (Associação dos Municípios da região da Foz do Rio Itajaí). O evento, promovido em parceria com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc), já foi realizado em São Miguel do Oeste, Chapecó, Caçador, Lages, Joinville e Florianópolis, e capacitou mais de 300 pessoas para melhorar o acesso dos artistas e projeto das comunidades locais ao financiamento público.

A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, avaliou que os seminários estão atendendo as expectativas iniciais, em algumas regiões com mais e outras com menos pessoas envolvidas, mas que o importante é a comissão estar levando ao público alvo o que está sendo debatido na Assembleia Legislativa sobre a cultura catarinense e estar pautando os debates regionais.

Ela ressalta que por serem um evento pioneiro, os seminários procuram envolver, aproximar e discutir projetos culturais e como captar recursos para o setor. A parlamentar acredita que para o segundo semestre, dando continuidade aos seminários, haverá uma maior dimensão dos debates, com a análise dos projetos que criam a Lei do Mecenato e o novo Fundo Cultural.

Luciane Carminatti lembrou na abertura do seminário que quando assumiu a comissão em 2017, inicialmente existia uma atenção maior à educação e foi ampliado o trabalho para valorizar a cultura. “Neste momento de construção coletiva, já foram realizados seminários, fóruns, debates e agora seminários para valorizar e incentivar o setor. Precisamos qualificar e capacitar os gestores para que a cultura possa avançar.”

O diretor-administrativo da Superintendência das Fundações de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, classificou o seminário como iniciativa importante, ainda mais em um momento angustiante para o setor no Brasil. Ele disse que, apesar de alguns retrocessos na área cultural, em Santa Catarina algumas conquistas estão ocorrendo, ressaltando a importância de todos estarem envolvidos na batalha em prol do setor, buscando caminhos e soluções para fortalecer a cultura.

O presidente do Congesc, Marcos Montagna, falou do trabalho desenvolvido na região da Amfri, envolvendo onze municípios e a importância do seminário para capacitar os gestores. Disse que as pessoas podem ver a cultura por dois prismas, um de retrocesso nas políticas públicas para o setor por parte do governo federal e outro, de melhorias, com as decisões anunciadas pelo governo do estado e o trabalho da comissão na Assembleia Legislativa. Reconheceu o trabalho desenvolvido pela deputada Luciane Carminatti e de seus pares na Alesc e citou como protagonismo catarinense a criação da Lei do Mecenato e o novo Fundo Estadual da Cultura.

Impacto social
O consultor em projetos de impacto social, Qiah Salla, avaliou como positiva a participação dos gestores culturais nos sete primeiros seminários regionais. “Os municípios estavam carentes dessa discussão sobre o setor. A baixa procura em alguns seminários ocorreu devido à falta de discussão da importância da cultura para a economia e a vida social das comunidades. Minha expectativa é que os seminários vão gerar muitos avanços e, agora, as pessoas vão se mobilizar pelo setor.”

Em sua palestra de incentivo à cultura: conceitos, panorama e perspectivas e na de elaboração de projetos e capacitação de recursos em termos práticos, Qiah Salla, enfatizou que há recursos, estadual, nacional e até internacionais que estão disponíveis para investimentos na cultura, mas por falta de orientação, os gestores ainda não conheceram os caminhos para conseguirem esses recursos, por isso a importância dos seminários.

Legislação e Sistema Nacional de Cultura
No período da tarde, o auditor fiscal do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Fabiano Domingos Bernardo, ministrou o tema Paradigmas do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei Federal 13.019 de 2014. Ele abordou como a legislação funciona quando o assunto são projetos culturais que buscam auxilio do poder público para execução.

Lembrou que o marco regulatório é uma lei recente, de 2014, e que os municípios ainda estão implementando com algumas dificuldades, por isso a explanação. Disse ainda que a lei trata das parcerias entre as administrações e as organizações da sociedade civil, quebrando vários paradigmas, por isso a importância dos gestores culturais estarem atentos e observarem a lei nas políticas públicas de incentivo ao setor.

A conselheira nacional de cultura e presidente do Fundo Municipal de Cultura de Balneário Camboriú, Bia Mattar, abordou o tema “Sistema Nacional de Cultura”. Bia procurar mostrar que essa “ferramenta” é importante para gestão cultural e que os municípios é que estão dando sustentabilidade para sua ampliação e atendimento ao setor, além de defender estratégia para que o Sistema Nacional de Cultura retorne a ser incentivado pelos governos federal e estadual.

Entre os intervalos das palestras, o seminário foi marcado por intervenções culturais, apresentadas pelo Grupo de Teatro Os Mequetrefes. A série de oito seminários promovidos pela Assembleia Legislativa encerra na próxima terça-feira (25), em Criciúma, das 8h às 18h, na sede da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).


 

 

Voltar