Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2018 - 11h19min

Alesc promove curso de capacitação na atenção da pessoa com ostomia

Imprimir Enviar
Materiais utilizados por pacientes com ostomia em exibição no evento

Técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam nos hospitais e unidades de saúde de várias regiões do estado participam, nesta quinta-feira (26), de oficina de capacitação à saúde das pessoas com ostomias intestinais, urinárias e fístulas, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. A atividade é promovida pela Comissão de Saúde, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e a Secretaria de Estado da Saúde.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde que prestam atendimento às pessoas ostomizadas. A ostomia, temporária ou definitiva, resulta de um processo cirúrgico no aparelho digestivo ou urinário, em decorrência do tratamento de alguma doença, e consiste na criação de um canal para o desvio de fezes ou urina através de uma abertura na parede abdominal. O quadro atinge cerca de 4 mil pacientes no estado, os quais são considerados pessoas com deficiência e, como tal, possuem uma série de direitos, muitas vezes desconhecidos, conforme lembrou o presidente da Comissão de Saúde, Neodi Saretta (PT).

“A capacitação profissional é fundamental, especialmente numa área que sempre tem inovações e tecnologias que podem melhorar a assistência aos pacientes, aliadas à dedicação dos profissionais”, disse Saretta.

A presidente da Associação Catarinense das Pessoas Ostomizadas, Candinha Jorge, considera fundamental capacitar as pessoas com ostomia e os profissionais da área de saúde, pois ainda existe muito tabu e preconceito em relação à condição desses pacientes. “A primeira dificuldade do paciente é de aceitação de passar a ser uma pessoa com ostomia. Com as capacitações, os profissionais de saúde podem dar o melhor atendimento às pessoas e melhorar a sua qualidade de vida”, explicou.

A superintendente de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Karin Geller Leopoldo, agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa para realização do evento. “Encontros como este são gratificantes para os profissionais da saúde, que se dedicam e participam, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.”

Programa
Durante o dia, os cerca de 150 participantes poderão compartilhar conhecimentos sobre anatomia e fisiologia dos sistemas intestinal e urinário; indicações e tipos de ostomias intestinais e urinárias; prevenção e tratamento das complicações dos ostomas e lesões periostomais; tratamento da lesão periostomal em pediatria; nutrição para pessoas com ostomia intestinal, urinária ou fístulas cutâneas; manuseio dos sistemas coletores e adjuvantes; técnicas de irrigação e sensibilização para o cuidado, entre outros conteúdos.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar