Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2019 - 12h48min

Alesc presta homenagem aos bombeiros de SC que atuaram em Brumadinho

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa, atendendo a uma proposição do deputado Coronel Mocellin (PSL), prestou na manhã desta quinta-feira (21) uma homenagem aos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) que atuaram no município mineiro de Brumadinho, em socorro às vítimas do rompimento de uma barragem, ocorrida no dia 25 de janeiro.

A missão catarinense, que teve início em 29 de janeiro, se estendeu até a última quarta-feira (20) e envolveu ao todo 43 homens, sete cães de busca, diversas viaturas e três pilotos de drone.

Conforme o Coronel Cesar de Assunção Nunes, comandante da 1ª Região do CBM-SC, além uma retribuição à ajuda recebida de outros estados em 2008 - ano dos deslizamentos ocorridos no Morro do Baú – a ida a Brumadinho teve o objetivo de disponibilizar a experiência obtida pelos bombeiros militares catarinenses ao longo dos anos. “Hoje Santa Catarina tem um domínio muito forte das técnicas de busca e resgate nesses ambientes complexos, o que nos habilita, de certa forma, a produzir tecnologias, técnicas e aprimorar recursos humanos e materiais nesta área, inclusive para todo o Brasil.”

O 1º Tenente Rubens Babel, que integrou a segunda leva de bombeiros catarinenses para Brumadinho, descreveu de que forma foram realizados os resgates. “Nas primeiras semanas foram retirados corpos no nível da superfície e, num segundo momento, mais abaixo. Foi quando Santa Catarina teve grande êxito, pois já trabalhamos com esse tipo de técnica aqui no estado, onde temos um grande histórico de deslizamentos.”

Segundo Coronel Mocellin, que atuou por 36 anos na corporação, chegando ao comando-geral, os profissionais do estado foram responsáveis por 40% das vítimas encontradas em Brumadinho, sendo 17 corpos e em torno de 100 fragmentos orgânicos.

Na ocasião, ele destacou a importância do serviço de resgate de corpos. “Fiz por muitos anos buscas em rios e mar e sei o quanto as famílias ficam angustiadas enquanto não recebem seu ente querido para fazer as últimas homenagens. Então quero parabenizar especialmente os nossos bombeiros militares que estiveram em Brumadinho e a todos, de uma forma geral, pelo trabalho excepcional que vêm fazendo, tanto na parte preventiva quanto de socorro.”

Também prestaram homenagens à corporação os deputados Altair Silva (PP), Ricardo Alba (PSL), João Amin (PP), Mauricio Eskudlark (PR), Fabiano da Luz (PT), Paulinha (PDT), Jair Miotto (PSC), Fernando Krelling (MDB), Marcius Machado (PR), Neodi Saretta (PT) e Mauro de Nadal (MDB).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar