Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2017 - 15h28min

Alesc presta homenagem à ACIC e ao professor João de Paula

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro, Jairo da Silva, João de Paula e deputado Saretta

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, atendendo solicitação do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), concedeu na tarde desta quarta-feira (29) uma moção de aplauso à Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), representada neste ato pelo presidente da entidade, Jairo da Silva, e ao professor, filósofo e músico João Batista de Paula. A homenagem, que ainda contou com a presença do deputado Neodi Saretta (PT), reconheceu simbolicamente a dedicação e o trabalho desenvolvido por ambos na luta pela integração e inclusão social de deficientes visuais.

Santa Catarina tem cerca de 30 mil pessoas completamente cegas, além de outros 170 mil catarinenses com baixa visão. Fundada em junho de 1977, a ACIC é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada e dirigida por cegos. Tem como missão promover ações que visem a inclusão social de pessoas com deficiência visual.

“Fazemos isso há 40 anos, é uma bela vida de luta e conquistas. Um reconhecimento como esse, pra nós, é motivo de muito orgulho e também um privilégio saber que esse parlamento tem esse carinho por essa entidade que precisa tanto de apoio”, agradeceu o presidente Jairo.

Em setembro deste ano, liderado pelo professor João, o Movimento Salve o SRV conseguiu o restabelecimento do Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV). Paralisado desde 2015, a fila até a mobilização de reativação do serviço totalizou 2 mil pessoas à espera de atendimento. O retorno do serviço conta agora com uma equipe multidisciplinar de oftalmologistas, especialistas em baixa visão, optometrista, assistentes sociais, psicólogos e professores especialistas em reabilitação visual, além de trabalhos de avaliação funcional da visão e orientação de mobilidade.

Deficiente visual de nascença, o professor e voluntário João de Paula, de 50 anos, agradeceu ao parlamento pela homenagem e frisou a importância desse reconhecimento na vida de todos os deficientes visuais em Santa Catarina. “Considero essa homenagem bastante relevante porque ela coroa a luta de tantos companheiros e companheiras que têm deficiência visual e que às vezes não são lembrados. Então eu estendo essa homenagem a todas essas pessoas que lutam diariamente pela causa. Tenho profunda gratidão pelo legislativo de ter olhado a nossa luta e nossas limitações e ter percebido o jeito diferente que temos nos organizado para garantir o direito à pessoa com deficiência visual. Esse reconhecimento é fundamental e sinaliza pra sociedade que estamos organizados e queremos romper com a barreira da desigualdade.”

Para Padre Pedro Baldissera, propositor da moção, a homenagem é justa e de grande importância: “Desde o começo, desde que conheci essas duas figuras, o João de Paula e o Jairo da Silva, sempre estiveram lutando em defesa de toda a sua categoria, buscando melhores condições para o enfrentamento das suas limitações e dificuldades. Uma luta justa que promove cada vez mais a dignidade.”

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar