Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2018 - 11h34min

Outorgados títulos de cidadão catarinense a Clair Castilhos e Eurides Mescolotto

Imprimir Enviar
Para Clair, a homenagem feita pela Alesc é o coroamento de sua trajetória de vida

As trajetórias de vida da professora Clair Castilhos Coelho e do dirigente político e gestor público Eurides Luiz Mescolotto - falecido no ano passado - foram destacadas na noite desta terça-feira (7), em uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa para a outorga do título de cidadão catarinense aos dois homenageados.

A solenidade aconteceu no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e reuniu lideranças políticas e partidárias, representantes de entidades sociais, familiares e amigos de Clair e Mescolotto.

Na ocasião, a deputada Ana Paula Lima (PT), autora do projeto que ensejou a Lei 17.555 de julho de 2018, que concede o título de cidadã catarinense à gaúcha Clair Castilhos Coelho, descreveu a homenageada como uma defensora das causas sociais e da emancipação das mulheres. “Clair é uma grande mulher, guerreira, mãe, avó, bioquímica, que sempre lutou pela causa dos direitos humanos, das mulheres e dos destituídos, que fez a sua morada aqui no estado de Santa Catarina há 45 anos. A história dela é muito marcante, principalmente na defesa da vida e das pessoas, por isso o Parlamento catarinense lhe concede hoje este título.”

Clair, por sua vez, se disse comovida pelo reconhecimento. “Estou profundamente emocionada e honrada com uma distinção dessa natureza, feita pela Assembleia Legislativa aqui do estado, que é o coroamento, digamos, de toda uma trajetória de vida que tenho aqui em Santa Catarina. Acho que esta é a noite mais especial da minha vida.”

Sobre Eurides Mescolotto, falou o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), proponente do projeto que deu origem à Lei 17.543, de julho de 2018, que concede o título de cidadão catarinense (in memoriam) ao ex-dirigente político, nascido em São Paulo. Em seu discurso, o parlamentar relembrou a atuação de Mescolotto como agente pastoral, dirigente político, fundador nacional do Partido dos Trabalhadores e como presidente do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e da Eletrosul.

No Besc, disse, Mescolotto atuou pela recuperação da instituição e sua posterior incorporação ao Banco do Brasil. Já na administração da Eletrosul, ele buscou a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa, que na época foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como a principal organização pública em energia renovável do país.  “Portanto, além de ter exercido magistralmente a sua missão enquanto trabalhador ele deixa um legado profundo para a população catarinense e, porque não, de toda a região Sul do país.”

Mescolotto, que faleceu em Florianópolis no dia 26 de setembro de 2017, foi representado na solenidade pela viúva, Eliane Schmidt. “Eu recebo essa homenagem com muita emoção, com muito carinho, com muita gratidão, porque ele foi uma pessoa muito importante na política de Santa Catarina. Então, para mim é um motivo de muito orgulho que Santa Catarina reconheça essa participação dele aqui”, disse Eliane.

Clair Castilhos Coelho
Nascida na cidade de Santana do Livramento (RS), no ano de 1945, Clair Castilhos Coelho é formada em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Paralelamente à profissão de professora, Clair é conhecida pela sua atuação política e acadêmica, sobretudo em defesa dos direitos das mulheres e na área da saúde pública.

Atualmente, a homenageada é secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, eleita em 2011,  e membro do Comitê Acadêmico da Universidad Itinerante, da Red de Salud de las Mujeres Latinoamericana y Cariube, a partir de novembro de 2011.

Eurides Luiz Mescolotto
Nascido em São Paulo em 1950, Eurides Luiz Mescolotto  teve destacada atuação no movimento sindical e político, tendo sido um dos fundadores do PT nacional.

Em 1980 passa a residir em Santa Catarina e, em 1982, se torna o primeiro candidato da sigla ao governo de Santa Catarina.

Em 2003 assumiu a administração do Besc, de onde saiu para assumir a presidência da Eletrosul, cargo em que permaneceu por sete anos. Faleceu em Florianópolis, no dia 26 de setembro de 2017.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar