Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/09/2019 - 18h11min

Alesc lança Frente Parlamentar em Defesa da Juventude

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Com objetivo de conhecer a realidade e elaborar um diagnóstico completo sobre o perfil do jovem catarinense foi lançado na tarde desta quarta-feira (4), no auditório Antonieta de Barros, a Frente Parlamentar da Juventude, que pretende discutir e promover ações, projetos e políticas públicas efetivas para atender a demanda destes catarinenses. O evento contou com a presença de lideranças dos estudantes e da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva.

A proponente e coordenadora da frente, deputada Paulinha (PDT), lembrou que aos 13 anos começou a participar de movimentos estudantis e políticos e que não há estudos que relatem a situação dos jovens no estado. Disse que ficou assustada quando descobriu que 70% da população carcerária são jovens, por isso decidiu lançar a frente com a finalidade de promover, após o diagnóstico, políticas públicas em prol da juventude catarinense. “Precisamos pensar no amanhã, entender que Santa Catarina precisa receber bem a sua juventude se quer eliminar ou reduzir problemas impactantes que hoje a gente vive na nossa sociedade."

A deputada informou que será elaborada uma pesquisa do perfil do jovem catarinense, em parceria com as universidades, escolas estaduais, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e com os 295 municípios catarinenses. A frente também pretende elaborar uma cartilha de como fazer um Conselho Municipal, visando a sua expansão pelo estado e promover rodas de conversas periódicas com jovens nas diversas regiões, entre outras ações.

Projeto Espaço 4.0
A secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, que é natural de União do Oeste e reside em Chapecó, enfatizou a importância da Frente Parlamentar da Juventude, destacando que movimentos como este fortalecem as políticas públicas desenvolvidas em favor dos jovens brasileiros. Para ela, a frente vai levantar as problemáticas e auxiliar no desenvolvimento de ações que ajudem no trabalho desenvolvido pelos governos estaduais e federal. “Somos no Brasil mais de 51 milhões de jovens e estamos preparando os jovens para os desafios da chamada quarta revolução industrial com foco na produtividade, formação de renda, emprego e no empreendedorismo da juventude.”

Jayana falou do “Projeto Espaço 4.0”, que vai equipar espaços comunitários com ferramentas para criação de projetos e trabalhos de manufatura lançado neste ano pelo governo federal. “A nossa expectativa é não impor limites. Dentro desse espaço grandes coisas podem surgir, acreditamos que o trabalho é, sim, o melhor programa social a se oferecer”, disse. “Que os jovens saibam iniciar o próprio negócio, não como plano B, mas como opção número 1 de quem quer vencer na vida.”
 
De acordo com a secretária, para a primeira fase do projeto, 28 municípios foram selecionados para receber os laboratórios equipados com computadores de última geração e impressoras 3D, em 27 estados. Por meio de convênios, a secretaria vai repassar verbas às prefeituras para execução do projeto e garantir a capacitação dos profissionais indicados pelos municípios. Em Santa Catarina, o projeto será desenvolvido em Chapecó. “Nesses espaços pode se criar tudo, desde o projeto de uma casa, até uma escultura ou uma prótese”, afirmou Jayana. “É uma forma de pensar o mundo e aperfeiçoar materiais e habilidade disponíveis para nossa sociedade.”

A vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Caroline Souza Peruzzolo, destacou a importância da frente parlamentar, que em sua opinião, vem somar esforços em prol dos jovens e promover políticas públicas que atendam os anseios da juventude catarinense.

Integram a frente ainda os deputados Ada de Luca (MDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Fabiano da Luz (PT), Felipe Estevão (PSL), Ismael dos Santos (PSD), Jair Miotto (PSC), Jerry Comper (MDB), Kennedy Nunes (PSD), Luciane Carminatti (PT), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Marcius Machado (PL), Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), Moacir Sopelsa (MDB), Neodi Saretta (PT), José Milton Scheffer (PP), Nilso Berlanda (PL), Padre Pedro Baldissera (PT), Ricardo Alba (PSL), Rodrigo Minotto (PDT), Sargento Lima (PSL), Fernando Krelling (MDB), Volnei Weber (MDB), Sergio Motta (Republicanos) e Valdir Cobalchini (MDB).

Voltar