Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2019 - 13h21min

Instalada frente em defesa do varejo dos materiais de construção

Imprimir Enviar
Deputado Fernando Krelling e parlamentares lançam a Frente em companhia de empresários do setor varejista de materiais de construção

Com a participação de associações representativas do varejo estadual e nacional do setor, a Assembleia Legislativa instalou, na manhã desta quinta-feira (8), a Frente Parlamentar em Defesa do Varejo dos Materiais de Construção. O grupo, criado na legislatura passada, mas nunca instalado oficialmente, é coordenado pelo deputado Fernando Krelling (MDB) e conta ainda com as participações dos parlamentares Coronel Mocellin (PSL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Jerry Comper (MDB), Milton Hobus (PSD), Ricardo Alba (PSL) e Volnei Weber (MDB).

O varejo de materiais de construção tem 8,5 mil lojas em Santa Catarina, que geram, em média, 10 empregos diretos e quatro indiretos. No Brasil, o setor da construção civil representa 7,5% do Produto Interno Bruto nacional, equivalente a R$ 435 bilhões anuais. Deste total, um terço vem do comércio varejista, que tem 148 mil lojas e emprega 1,9 milhão de pessoas.

A ideia da frente surgiu com a necessidade de proteger o varejo da venda direta da indústria ao consumidor final. “Realmente é um a preocupação grande que as indústrias acabam entrando neste espaço do varejo. Então nossa defesa é que a gente consiga, através de incentivos, de benefícios, fazer com que esse varejo catarinense da construção civil aumente cada vez mais”, explicou o deputado Fernando Krelling.

Parceria
Para o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Marcos Atchabaian, a criação da frente vai beneficiar o consumidor final. “Quando existe parceria entre iniciativa privada e órgãos públicos, a gente consegue estabelecer regras para um bom convívio entre indústria e varejo, sempre tentando beneficiar o consumidor final que, no fundo, é aquele que precisa comprar seu material, construir sua casa e realizar seus sonhos”, afirmou o dirigente.

Fortalecer o segmento
Em pronunciamento na tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8), o presidente da Federação das Associações de Materiais de Construção de Santa Catarina (Fecomac/SC), Antenor Novakoski, disse que o varejo sofre as consequências da instabilidade econômica, da elevadíssima carga tributária, das incertezas políticas, da escassez de crédito e concorrência desleal, por isso é essencial organizar, profissionalizar e fortalecer o segmento de materiais de construção.

As entidades representativas do segmento – Anamaco, Fecomac e Fecomaco – integram a Frente Parlamentar desde a sua criação, por iniciativa do então deputado Patrício Destro. “Estamos dispostos a contribuir para que esta Casa possa avaliar com todo o critério as várias propostas e sugestões que apresentaremos pela frente parlamentar”, afirmou Novakoski.

Selo da Indústria Parceira
Uma das iniciativas das entidades de classe apresentadas durante a reinstalação da frente parlamentar foi a criação do Selo da Indústria Parceira. “Criamos o selo em reconhecimento às empresas que são parceiras do varejo. Queremos mostrar para a indústria que o melhor canal de distribuição dos seus produtos é o varejo. Precisamos fortalecer mais o respeito e a confiança que sempre pautaram as relações entre nós”, explicou o presidente da Fecomac.

Voltar