Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2015 - 06h52min

Alesc homenageia Orquestra São Bento do Sul pelos 60 anos de atividades

Imprimir Enviar
Apresentação da peça musical “Concertino”, de autoria do maestro Edy Gloz, composta especialmente para a orquestra. Foto: Miriam Zomer/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite de quinta-feira (16), sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação da Orquestra São Bento do Sul. O evento foi realizado na Sociedade Ginástica Desportiva São Bento, na cidade do Planalto Norte catarinense conhecida como a terra dos móveis, do folclore e da música.

O proponente da solenidade, deputado Silvio Dreveck (PP), ressaltou a contribuição da Orquestra São Bento do Sul ao estado e ao país. "A orquestra é uma referência em Santa Catarina e no Brasil por manter vivas as tradições. São Bento do Sul tem o privilégio de ter pessoas abnegadas em prol da música, que permanecem cultivando essa riqueza imensurável. É uma homenagem mais do que merecida. Esperamos que a orquestra continue atuando por muitos anos.”


Criada em 5 de março de 1955, a orquestra é considerada uma das mais antigas em atividade ininterrupta do Sul do Brasil. “Já vai longe o ano em que tudo começou, reunindo um grupo de jovens na Orquestra Juvenil, ainda na Sociedade Ginástica, sob a batuta do maestro Edy Gloz. Desde então, foram bem mais de quinhentos concertos, muitas viagens para apresentações, inúmeros ensaios”, contou a membro fundadora e diretora artística da Orquestra São Bento do Sul, Christa Weiss.


A violinista integra a orquestra desde os nove anos de idade. “Estou desde criança, sempre foi a minha segunda casa, e tenho muito orgulho disso. É muita pena, mas um dia vou ter que parar. Estou me preparando. Quero que os mais novos continuem”, disse Christa, que é acompanhada na orquestra por dois de seus cinco filhos, uma flautista e uma violinista. “Não sei dizer quantos músicos já passaram pela orquestra nesses sessenta anos e quantas pessoas assistiram a nossos concertos. Mas posso afirmar que só foi possível chegar até aqui porque houve sempre o trabalho de uma grande equipe”, salientou.

A orquestra é composta, principalmente, por alunos e professores da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Hoje conta com cerca de 35 integrantes. “A escola foi fundada um ano antes da orquestra. Quando os alunos já tocavam alguma coisa, o maestro decidiu formar uma orquestra com aqueles que já tinham algum estudo. Ali começou e não parou até hoje”, lembrou Christa. “O próprio Donaldo Ritzmann, a quem São Bento do Sul tanto deve, foi nosso maestro na década de 1960.”

A escola, mantida pela administração municipal com o apoio de entidades parceiras, tem 479 alunos matriculados, 22 professores e 19 grupos de música. “É um celeiro de talentos, que já formou tantos músicos e continua a formar para assegurar a continuidade da tradição musical da cidade”, falou o diretor da Escola de Música Donaldo Ritzmann, Cláudio José Fagundes. “É dever de todo são-bentense, como forma de gratidão à nossa orquestra e ao que ela representa ao município, manter viva na memória das futuras gerações a dedicação de tantos músicos que passaram pelo grupo nesses sessenta anos de amor à música”, acrescentou.

O maestro Joaquim Rebollo Couto, que rege a orquestra há um ano, agradeceu em nome dos homenageados pelo reconhecimento. “A orquestra sinfônica é um patrimônio da sociedade, antes de mais nada, cultural e artístico, mas também um patrimônio intelectual, educacional, social e até econômico. Essa homenagem é um reconhecimento da importância da orquestra para a cidade e toda a região”, disse.

O trabalho desenvolvido pela orquestra ao longo de seis décadas para manter São Bento do Sul como um destaque no cenário musical brasileiro foi ressaltado pelo prefeito municipal, Fernando Tureck. “Essa orquestra forte, vibrante, realizou um grande trabalho pela região, conservando a tradição da música. Prova disso é o convênio que conseguimos no ano passado com o Ministério da Cultura, a Funarte, para a realização da Mostra de Orquestras na cidade”, disse.


O deputado Antonio Aguiar (PMDB) também prestigiou a sessão solene. “São Bento do Sul tem uma história muito importante em termos de música, representada por essa grande orquestra e outras entidades. É uma característica especial.”


Apresentação

Durante a solenidade, a Orquestra São Bento do Sul apresentou três músicas que fazem parte de um concerto marcado para o dia 30 de junho na cidade. Além da peça musical “Concertino”, de autoria do maestro Edy Gloz, composta especialmente para a orquestra, os músicos interpretaram “Memory”, de Andrew Lloyd Webber, e um trecho da peça “Pompa e Circunstância”, de Edward Elgar.

 

Homenageados

O Parlamento catarinense prestou homenagem a personalidades e entidades que contribuíram para o fortalecimento da Orquestra São Bento do Sul.

Orquestra São Bento do Sul, representada por Christa Weiss

Christa Weiss, membro fundadora da orquestra e diretora artística
Joaquim Rebollo Couto, maestro da Orquestra São Bento do Sul

Júlio César Vargas, regente da Orquestra São Bento do Sul em 2006

Frank Graf, regente da Orquestra São Bento do Sul de 1994 a 2006

Denise Mohr, regente da Orquestra São Bento do Sul de 2007 a 2012
Emanuel Martinez, regente da Orquestra São Bento do Sul de 2012 a 2013

Cláudio José Fagundes, diretor da Escola Donaldo Ritzmann

Família Ritzmann, representada por Cláudia Trevisan

Tuper, representada por seu presidente, Frank Bollmann

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar