Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/10/2017 - 12h08min

Alesc homenageia Federação das Unimeds de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Parlamento homenageou dirigente da federação e dirigentes das Unimeds pioneiras

Os 35 anos de fundação da Federação das Unimeds de Santa Catarina foram celebrados pelo Poder Legislativo catarinense na noite desta terça-feira (24), em sessão especial, no Plenário Osni Régis. A solenidade foi proposta pelo deputado Dalmo Claro (PSD) em reconhecimento à importância do sistema, que congrega 5 mil médicos cooperados no estado e atende a mais de 1 milhão de pessoas.

A Federação das Unimeds é responsável por promover a integração, a orientação e a coordenação das atividades das cooperativas que compõem o Sistema Unimed. Foi fundada em 1982 pelas Unimeds pioneiras em atividade no estado, Florianópolis, Blumenau e Joinville, que se empenharam para consolidar o sistema em Santa Catarina, hoje composto por 22 operadoras de plano de saúde, de acordo com o presidente da federação, Alberto Gugelmin Neto

A Unimed é a maior operadora de planos de saúde no estado. O sistema atende a 98% dos municípios catarinenses e reúne 37% dos médicos do estado em seu quadro social. No Brasil, a Unimed comemora cinco décadas de atuação em 2017, com presença em 84% do território. “Lidar com a saúde é um desafio constante que exige permanente evolução. Realizar saúde suplementar no Brasil significa garantir qualidade na assistência e possibilitar que a saúde pública cuide daqueles que dela exclusivamente dependem, em um país continental”, disse o presidente da federação.

Em seu pronunciamento, o deputado Dalmo Claro falou sobre o papel da federação no fortalecimento do sistema e destacou o pioneirismo das sócias-fundadoras na criação do sistema cooperativo médico em Santa Catarina. “Ao fazer saúde complementar, a Unimed desonera a saúde pública”, reforçou o parlamentar. De acordo com ele, dois terços dos usuários que possuem plano ou seguro de saúde em Santa Catarina são clientes da Unimed, totalizando mais de 1 milhão de pessoas, o equivalente a 14% da população catarinense (próxima de 7 milhões de habitantes).

Presente à sessão, o deputado Antonio Aguiar (PMDB) afirmou que, como médico, sempre acreditou na Unimed porque no sistema o cliente é tratado de forma especial, e esse é o diferencial da Unimed. “Essa homenagem reconhece os 35 anos de trabalho e dedicação da Unimed à nossa população catarinense”, disse.

Homenageados:

• Presidente da Federação das Unimeds de Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto

• Presidente da Unimed Blumenau, Marco Antônio Bramorski

• Presidente da Unimed Grande Florianópolis, Theo Fernando Bub

• Presidente da Unimed Joinville, Enio Rieger

• Elaine de Biasi, representando Adroaldo Wladimir Lorenzzoni (In Memoriam)

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar