Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/06/2020 - 14h17min

Alesc homenageia empresário Marcelo Petrelli pelos 50 anos da TV Cultura

Imprimir Enviar
Deputados Fernando Krelling e Julio Garcia, Marcelo Corrêa Petrelli e dirigentes do grupo ND
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa, acolhendo proposição do deputado Fernando Krelling (MDB), concedeu na tarde desta terça-feira (16) uma Moção de Aplauso ao presidente-executivo do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli, em comemoração aos 50 anos de fundação da TV Cultura de Florianópolis, hoje Record News SC, como forma de reconhecimento pelo pioneirismo e compromisso com a qualidade da informação.

Krelling destacou que a emissora mudou a cidade, abrindo um novo caminho nas comunicações de Santa Catarina. “Por isso recebe hoje, de forma muito singela, a homenagem de nossa Assembleia Legislativa, em forma de uma placa alusiva aos 50 anos de atividades, que reflete também a moção de aplauso aprovada por unanimidade em nosso Parlamento”.

A homenagem, realizada no gabinete da presidência, contou com a presença do deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, que enfatizou a homenagem como um merecimento pelo pioneirismo na comunicação catarinense e ao mesmo tempo um legado ao empresário Mário José Gonzaga Petrelli, pai do homenageado. O decano do jornalismo político de Santa Catarina, Moacir Pereira, entre outras lideranças políticas e da imprensa catarinense, também prestigiaram a solenidade.

Krelling lembrou que quando a TV Cultura iniciou suas atividades, no final de maio de 1970, Florianópolis era uma cidade de pouco mais de 100 mil habitantes e a ligação com o resto do Estado se dava pela Ponte Hercílio Luz. “Naquele ano, o sinal de TV local ainda era chuviscado, o vídeo das TVs dependia de operações complicadas. Como hoje fazemos instalações de periféricos em nossos computadores, para obter uma boa imagem o espectador tinha que ligar um cabo e conectar a sua TV a uma antena externa, que funcionava melhor se fosse instalada no telhado da casa, e ainda tinha que posicionar conforme o direcionamento da antena retransmissora.”

O empresário Marcelo Corrêa Petrelli disse que a fundação da TV Cultura foi no mesmo dia de aniversário do seu pai já falecido, Mário Petrelli, um idealizador do jornalismo regional, a mesma característica que marcou a emissora e que vem sendo seguida pelo Grupo ND. “Essa homenagem é uma injeção de ânimo”, resumiu.

Histórico
A TV Cultura era retransmissora local da TV Piratini de Porto Alegre (RS), que era do grupo Associados e estava instalada no alto do Morro do Antão, ou Morro da Cruz. E para ligar seu transmissor, um jovem idealista subia o morro que não tinha calçamento todo o dia para garantir que os florianopolitanos pudessem assistir TV e ver o noticiário da noite, relatou o deputado Fernando Krelling.

O parlamentar destacou ainda que esse jovem era Darci Lopes. “Um idealista, que um dia saiu pela Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra correndo o comércio para buscar apoio à criação de uma emissora de TV local. E foi ao Rio de Janeiro, na TV Tupi, buscar câmeras e outros equipamentos emprestados para fazer seu projeto ambicioso se tornar realidade.”

Krelling citou que a TV Cultura fez história com figuras muito queridas como Roberto Alves, Moacir Pereira, a primeira musa da TV, Marisa Ramos, depois outra grande apresentadora, Eloá Miranda, que chegou a ser diretora da TV AL, Oscar Berend, Antunes Severo, que foi também um dos principais publicitários, criador da Propague, e Cyro Barreto, que foi procurador desta Casa.

Ainda nos anos 70, a Cultura ganhou como sócio o empresário Mário José Gonzaga Petrelli. “Outro visionário das comunicações. Em 1982 passou a integrar a Rede de Comunicação Eldorado, e no plano nacional a Rede Bandeirantes. Em 1995 voltou ao controle da família Petrelli, desde então integrada ao grupo RIC Record, hoje ND e agora com o sinal da Record News”.

Voltar