Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2019 - 07h54min

Alesc homenageia Agronômica pelos 55 anos de emancipação

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus (PSD), proponente da solenidade em Agronômica. Foto: Jacson Almeida / Gabinete.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite de quinta-feira (6), sessão solene em homenagem aos 55 anos de emancipação político-administrativa de Agronômica. A solenidade foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri de Agronômica (Cetrag) e reuniu lideranças políticas, empresariais, agricultores e representantes de órgãos públicos.

Na ocasião, também foram homenageados com placas e certificados ex-prefeitos, entidades e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade ao longo de sua história.
Inicialmente denominada de Pastagem, devido aos campos férteis para a criação de gado, Agronômica foi colonizada por imigrantes alemães e italianos, tendo sido elevada à categoria de município em 8 de abril de 1964, ao se emancipar de Rio do Sul, com a instalação oficial acontecendo no dia 6 de junho do mesmo ano.

O município, que fica a cerca de 200 quilômetros de Florianópolis e possui 5.172 habitantes, tem o seu nome como uma homenagem à agricultura, que à época da emancipação era a principal fonte de renda das famílias.

Agronômica situa-se atualmente entre os maiores produtores de arroz irrigado do mundo, com destaque ainda para a produção de milho, soja, fumo e cebola, além da criação de gado e suínos. A indústria também está presente na economia local, especialmente na produção de madeira de reflorestamento e geladeiras para veículos.

Proponente da solenidade, o deputado Milton Hobus (PSD), que representa a região do Alto Vale na Assembleia Legislativa, ressaltou em seu discurso a importância de Agronômica para a região. "Além de parabenizar, quero agradecer a cada um dos homenageados presentes aqui hoje pelos serviços prestados. Os ex-prefeitos que fizeram Agronômica, ao longo desses 55 anos de emancipação, uma cidade próspera, uma cidade boa pra se viver e uma cidade de gente de bem. Contem sempre comigo. Foi um prazer muito grande estar nessa solenidade, que  é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa prestou ao povo e ao município de Agronômica."

O deputado Nilso Berlanda (PL) também esteve presente na sessão para prestar homenagem a Agronômica. "Estou aqui com grande alegria, voltando a este município no qual no ano passado fui reconhecido como cidadão. Parabéns a Agronômica e a toda a sua população por mais um aniversário. Agronômica é essa cidade simpática, hospitaleira, que trabalha muito e dá exemplo no Alto Vale."

Em nome dos ex-prefeitos homenageados falou Paulo Roberto Tschumi,que administrou Agronômica de 1993 a 1996, e de 2005 a 2008. "Quero agradecer os ex-prefeitos e vices, os vereadores e a todos que, de uma forma ou de outra, participaram do desenvolvimento e da construção do nosso município. Sei que foram dias muitos difíceis, com enchentes, falta de maquinário e recursos, mas com a dedicação e o empenho de cada um, fomos construindo a estrutura necessária para atender a nossa população. Ainda temos muito a fazer e solicito às lideranças e ao povo de Agronômica para que, juntos, sempre visando os interesses coletivos e não os individuais, possamos continuar o trabalho começado no ano de 1964."

Homenagem à Epagri

Entre os oradores da noite foram comuns os pronunciamentos em favor do trabalho realizado pela Epagri no município, sobretudo para o desenvolvimento do cultivo de arroz.

"O nosso município é eminentemente agrícola, com uma evolução muito grande na rizicultura, e é por isso que fazemos hoje esta homenagem aos técnicos da Epagri que contribuíram para a melhora da produtividade do grão, aliado ao trabalho dos nossos agricultores que são muito cuidadosos, zelosos e trabalhadores", disse o prefeito de Agronômica, César Luiz Cunha.

"Nos alegra a Assembleia Legislativa ter escolhido esse local [Cetrag] para a sessão solene, um dos nossos centros de treinamento, bem como por estar  homenageando aqui os funcionários da Epagri que deixaram esse legado, esse trabalho, esse resultado pro município, que é a sua riqueza hoje: a maior produtividade de arroz do estado de Santa Catarina", disse por sua vez a presidente da entidade, Edilene Steinwandter.

Ela também qualificou a criação do Cetrag, na década de 1970, como um marco para o desenvolvimento da agricultura da região. "O fato dele existir aqui é sim um grande diferencial porque ele reúne agricultores, onde são feitas capacitações e também trabalhos em todas as cadeias produtivas que são importantes nessa região. Então acaba sendo um foco de divulgação de tecnologias e preparo de capacitação dos agricultores."

O agrônomo e pesquisador da Epagri José Alberto Noldin, que foi um dos homenageados da noite em distinção ao trabalho realizado ao longo dos anos em prol da rizicultura, também apontou o Cetrag como responsável pela melhoria dos índices de produtividade agrícola em Agronômica, bem como o alto grau de profissionalismo dos agricultores locais. "Para a realização desse trabalho, no entanto, foi necessário o suporte do Cetrag, através dos seus profissionais e gestores, propiciando a realização de eventos de capacitação de técnicos e agricultores. Mas não poderia deixar de parabenizar todos os agricultores e rizicultores da região. Sem a dedicação e comprometimento de cada um, adotando as tecnologias repassadas, o município não seria reconhecido hoje como um dos maiores produtores de arroz irrigado do mundo."

Homenageados

  • Poder Executivo Municipal de Agronômica;
  • Centro de Treinamento de Agronômica (Cetrag);
  • Família Cunha;
  • Sigfried Schlatter, prefeito de Agronômica entre 1973 e 1977, 1989 a 1992 e 1997 a 2000;
  • Paulo Roberto Tschumi, prefeito de Agronômica entre 1993 e 1996, e 2005 a 2008;
  • José Ercolino Menegatti, prefeito de Agronômica entre 2009 e 2012 e 2013 a 2016;
  • César Luiz Cunha, atual prefeito de Agronômica;
  • Lauro Pamplona (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 1964 e 1965;
  • Curt Hedler (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 18/07/1965 e 14/11/1965;
  • Ambrósio Bortoluzzi (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 1965 e 1970;
  • Paulo Bittencourt (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 1970 e 1973;
  • Arnoldo Cani, prefeito de Agronômica entre 01/02/1977 e 26/09/1977;
  • Alfredo Schewinski (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 1977 e 1983;
  • Afonso Hering (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 1983 e 1988;
  • José Ângelo Merini (in memoriam), prefeito de Agronômica entre 2001 e 2004;
  • José Alberto Noldin, engenheiro agrônomo pesquisador da Epagri;
  • Olimpio de Paula, técnico agrícola e extensionista rural da Epagri;
  • Dalva de Lourdes Soares, extensionista aposentada da Epagri; e
  • Nivaldo José Nicolladélli, engenheiro agrônomo e administrador do Cetrag entre 1984 e 1996, representando os demais administradores da entidade.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar