Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2018 - 09h05min

Alesc concede moção de aplauso a entidades da Grande Florianópolis

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quarta-feira (2) um ato solene com moção de aplauso ao Instituto Liberdade e à Sol Maior Escola de Música, ambos sediados no município de São José.

Fundado há 30 anos na comunidade Pró-Casa, periferia do município, o Instituto Liberdade é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades educativas baseadas nos esportes, em atendimento aos jovens em condição de vulnerabilidade social da região. Estima-se que aproximadamente 20 mil pessoas já tenham sido atendidas nos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Em média, oito eventos esportivos são realizados por ano, dos quais se destaca a Olimprocasa, que na edição deste ano contará com participantes em 12 modalidades esportivas, provenientes de diversos municípios da região da Grande Florianópolis.

“A Olimprocasa surgiu há 28 anos com este foco, de denunciar a falta de locais para a prática de esportes e acabou trazendo outras demandas, tais como a falta de atendimento médico, de educação e de saneamento básico. Desta forma, o Instituto Liberdade assumiu as dores dessas comunidades e há 30 anos tentamos denunciar alguns descasos que enxergamos e que também trazem para a gente”, disse na ocasião o presidente da entidade, Wallace Luiz Rufino.

Já a Sol Maior Escola de Música, em seus 35 anos de existência tem procurado mobilizar os jovens da região sob a vertente artística. A escola, que possui quadro de nove professores, em nível técnico e pedagógico, atende a cerca de 120 alunos, com idades a partir dos três anos, por meio de cursos livres com aulas individuais, duplas ou grupos, em diversas modalidades de instrumentos.

Além das aulas, teóricas e práticas, periodicamente também são promovidas apresentações em teatros, auditórios, escolas, shoppings e espaços públicos.

“Vendo todas as necessidades da comunidade, nós vamos criando, vendo o que um precisa, o que o outro precisa, oferecendo também 10% das vagas com bolsas de estudo”, destacou a diretora da escola, Denise Peres.

O requerimento para as homenagens partiu do deputado Mário Marcondes (MDB), que na oportunidade destacou o trabalho realizado pelas entidades.

“São duas entidades com propósitos diferenciados. Uma que realiza um trabalho marcante para a  história e da cultura de São José, e a outra com seus longos 30 anos de prestação de serviços para a sociedade catarinense, seja nas lutas raciais, nos movimentos sociais ou no atendimento aos menos favorecidos. E justo, portanto, que a Assembleia Legislativa promova um reconhecimento a estes trabalhos realizados.”

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar