Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/07/2014 - 13h53min

Alemanha ganha de 3 x 2 no processamento de carnes, diz organizador da Mercoagro

Imprimir Enviar
Evento reunirá em Chapecó empresas do ramo de processamento de carnes, entre 9 e 12 de setembro. FOTO: Acic/Divulgação

“Não estamos no mesmo grau de qualidade técnica e tecnológica, a partida está 3 x 2”, comparou Vicenzo Mastrogiacomo, organizador da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização de Carne (Mercoagro), cuja décima edição acontecerá de 9 a 12 de setembro, em Chapecó, aludindo à diferença tecnológica entre a Alemanha e o Brasil. “A defasagem está na automação do processo, mais avançada lá”, opinou, Vicenzo, em entrevista por telefone para a Agência AL na tarde desta terça-feira (29).

Mas, de acordo com o presidente da Mercoagro, esta defasagem não interfere na qualidade final dos produtos. “No fim do processo o produto catarinense tem a mesma qualidade, o ganho está na maior produtividade e competitividade que a automação proporciona”, avaliou Vicenzo, que defendeu o legado da Mercoagro no processo de industrialização de carnes. “Oferecemos aos produtores brasileiros o conhecimento da tecnologia mais avançada”, afirmou.

Ele lembrou que vários expositores da feira internacional de carnes de Frankfurt, na Alemanha, que aconteceu em maio de 2013, vão expor produtos em Chapecó. “Nesses 20 anos de Mercoagro assistimos à transformação gradativa da parte técnica do processamento de carnes e derivados”, ponderou, acrescentado que também os holandeses e italianos vão expor na Mercoagro. “Eles vêm ao Brasil para difundir a mesma tecnologia apresentada em Frankfurt”, garantiu Vicenzo.

Crise argentina
Para o organizador da Mercoagro, a crise na Argentina repercutirá em Santa Catarina, uma vez que o estado exporta carne suína e de frango para aquele país. Os problemas, entretanto, ficarão restritos à redução de mercado de exportações, não importando em calote por parte dos vizinhos de além Peperi-Guaçu. “A maioria das vendas é à vista”, explicou Vicenzo, justificando a precaução pela insegurança nas regras comerciais entre Brasil e Argentina. “As indústrias dos dois países se entendem, os governos é que não falam a mesma língua”, criticou.

A 10ª Mercoagro ocorrerá de 9 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar