Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2019 - 15h28min

Alegria e emoção marcam visita das Apaes ao Beto Carrero World

Imprimir Enviar

Bruno Ramos mora em Imbituva (PR), e Brayan da Silva, em Tapejara (RS). Centenas de quilômetros de distância os separam, mas algumas características os unem: a força de vontade para superar as adversidades sempre com um sorriso no rosto, a alegria de viver e o deslumbramento diante das inúmeras atrações do Parque Beto Carrero World, em Penha. Nesta quarta-feira (5), os dois estavam entre as 8,5 mil pessoas que visitaram o parque no 26º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes.

Durante todo o dia, alunos de 109 Apaes dos três estados da região Sul puderam brincar, ver os animais, assistir às apresentações exclusivas e, mais do que isso, confraternizar com colegas de todos os cantos.

Bruno brincou nos carrinhos bate-bate e ficou impressionado com as manobras radicais dos Hot Wheels. Entre os animais, o preferido foi a girafa. “Tirei bastante foto. Tirei foto com Shrek”, contou, feliz. Brayan passeou no barquinho, viu os tamanduás e se espantou com o tamanho do gorila. “Era grandão”, disse.

De comum entre eles, a vontade de voltar no ano que vem. “Vou pedir para a professora”, disse Brayan. O colega Bruno, pelo jeito, também não se importou de passar cinco horas na estrada. “Quero vir de novo”, afirmou.

A Apae de Tapejara, onde Brayan estuda, enviou um ônibus com 42 pessoas entre alunos e acompanhantes. Para a diretora, Micheli Sacconi, a iniciativa é importante porque muitas vezes as famílias não têm a possibilidade de fazer um passeio como este. “O parque e a Apae de Penha estão proporcionando uma experiência que talvez eles nunca mais esqueçam.”

Sobre a emoção sentida ao ver a alegria e o brilho nos olhos dos alunos, a diretora é taxativa. “Eu costumo dizer que a gente não escolhe a Apae, a Apae é que escolhe a gente. Proporcionar isso a eles é fantástico, maravilhoso, fora de série.”

Desenvolvimento
Jessy, de 12 anos, mora em Lauro Müller, no Sul do Estado, mas frequenta a Apae de Cocal do Sul. Nesta quarta, ela estava acompanhada dos pais, Jair e Cintia, e do irmão, Rhuan. “Acho boa a iniciativa. São crianças que não saem. Algumas ficam só na Apae ou só em casa, e um passeio como esse tira do dia a dia, sai da rotina. É bom para ter contato com outras pessoas. É importante para o desenvolvimento”, avaliou o pai da Jessy.

Esta foi a primeira vez dele com a filha no Beto Carrero World. “É uma oportunidade de passeio com a família, e pretendo voltar”, contou Jair.

Iniciativa do próprio Beto
O evento surgiu em 1992 por iniciativa do próprio Beto Carrero, fundador do parque. “Ele mesmo sugeriu iniciar esse evento pela simpatia que sempre teve com a causa. Este evento representa mais do que diversão. É um momento de confraternização, interação entre os participantes”, explicou Eudes Vanin, presidente da Apae de Penha, anfitriã e uma das organizadoras do encontro, que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Neste ano, a novidade foi a gratuidade dos ingressos para alunos e acompanhantes. Os alunos também ganharam um lanche para o almoço. “É uma novidade, a gente agradece a direção do parque. Para os alunos foi uma glória”, contou. Até o ano passado, parte da arrecadação com a venda de passaportes era revertida para a Apae de Penha. “Como este ano foi gratuito, o Beto Carrero nos repassou R$ 30 mil, valor aproximado que nos caberia na venda de ingressos”, revelou a presidente.

Agradecimento
A presidente da Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina, Lorena Starke Schmidt, era só gratidão. “Só temos a agradecer a toda a família Beto Carrero e a Apae de Penha, que proporciona isso aos alunos todos os anos. Eles estão felizes aqui, é um momento de confraternização, de se divertir, de sair de suas casas para estar aqui. É a realização de um sonho.”

Para ela, a viagem é inesquecível. “Com certeza, durante muito tempo, os que estiveram esse ano vão falar sobre esse dia que eles estão muito felizes de estarem aqui.”

Dia de felicidade
A alegria de proporcionar tanta felicidade aos alunos da Apae contagiou o diretor comercial do Beto Carrero World, Roberto Vertemati. “É muito bom. Para nós, é um momento de muita alegria poder receber de braços abertos essa comunidade tão importante que é a das Apaes. É um dia de felicidade”, disse.

Segundo ele, a ideia de Beto Carrero ao criar o evento foi “poder manifestar e devolver toda a alegria que ele também recebeu” quando fundou o parque. “É uma forma de retribuir o carinho que a gente recebe no ano inteiro dos visitantes, dos nossos parceiros do trade turístico, de toda a comunidade da Penha, de Santa Catarina e de todo o Brasil.”

Além deste encontro das Apaes, o parque também promove o Dia Nacional da Alegria, em conjunto com as escolas municipais, com foco mais na baixa renda, e o Dia das Pessoas com Necessidades Especiais, em dezembro. De acordo com ele, “o Beto Carrero World é muito mais do que diversão.”

“Talvez a diversão seja a parte mais visível do negócio: os brinquedos, a parte de zoo, que está muito acompanhada da questão ambiental, da preservação animal, do cuidado. Mas aqui também tem aula de física e parceria com universidades federais para cuidar da parte de veterinária”, exemplificou.

 

Voltar