Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2021 - 19h03min

Afalesc e Sindalesc lançam oficialmente o projeto “Pegada Ambiental”

Imprimir Enviar
Projeto foi apresentado durante a reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, nesta quarta
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Com a proposta de sensibilizar os deputados, servidores públicos e a comunidade em geral a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Afalesc) e o Sindicato dos Servidores da Alesc (Sindalesc), lançaram oficialmente na tarde desta quarta-feira (15), durante reunião da Comissão Turismo e Meio Ambiente da Assembleia, o projeto ambiental denominado “Pegada Ambiental”. O projeto prevê o plantio, na próxima terça-feira (21), Dia da Árvore, das três arvores símbolos de Santa Catarina - imbuia, espinheira santa e pau-brasil - em frente ao Palácio Barriga Verde, durante o horário da sessão ordinária do Parlamento.

Além do lançamento oficial do projeto, feito pelos presidentes da Afalesc, Valter Damasco, e do Sindalesc, Alexandre Melo, o consultor legislativo e mestre em Ciência Jurídica na área ambiental, Armando Luciano Carvalho Agostini, apresentou um projeto de lei (PL), que foi entregue ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), que declara integrante do Patrimônio Cultural do Estado as árvores monumentais localizadas em seu território, que serão avaliadas como tais aquelas detentoras dos atributos como a beleza, antiguidade, raridade, dimensão e vinculadas com fotos históricos.

Também foi entregue uma indicação, que será subscrita pelos deputados integrantes da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, e que depois de aprovada em plenário será encaminhada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cosema), para instituir o programa de classificação de árvores monumentais de interesse público em Santa Catarina.

O projeto “Pegada Ambiental” prevê ainda a realização de oficinas sobre plantas medicinais e plantas comestíveis, com degustação, no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, no Palácio Barriga Verde, que será ministrada pelo coordenador do Projeto Farmácia Viva itinerante, Alesio dos Passos Santos. Essa oficina também será realizada em escolas adotadas pela Afalesc e Sindalesc e entidades parceiras.

O presidente da Comissão de Turismo e de Meio Ambiente, deputado Ivan Naatz (PL), destacou a importância do lançamento projeto e lembrou que desde o início da pandemia da Covid-19, a Alesc paralisou as atividades e reinicia esse ciclo de eventos no Dia da Árvore, em parceria com a Afalesc e Sindalesc, incentivando toda comunidade catarinense com a preservação do meio ambiente.

Audiência
O colegiado aprovou, por unanimidade, requerimento apresentado pelo deputado Ivan Naatz,  para realização de uma audiência pública, em data, horário e local ainda a serem definidos, para discussões acerca da qualidade de abastecimento de água potável em Itajaí, com reflexo nas cidades de Navegantes e Ilhota.

Voltar