Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2014 - 12h46min

Acafe completa 40 anos e recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Mário Cesar dos Santos, reitor da Univali, uma das instituições homenageadas, recebe placa dos deputados. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

O Poder Legislativo barriga verde celebrou na noite desta segunda-feira (5) a passagem dos 40 anos de fundação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Eduardo Deschamps, secretário de Estado da Educação, homenageou o professor Osvaldo Dela Giustina, ex-reitor da Unisul e “um dos mentores da Acafe”. O secretário destacou as ações das câmaras de vereadores e o esforço da população local que engendrou em uma época difícil um sistema educacional interiorizado, quando o estado e a União não priorizavam o ensino superior em Santa Catarina.

Para Deschamps, a Acafe nasceu de um acordo de lideranças educacionais e políticas para fortalecer as instituições de ensino superior criadas por leis municipais. “Cumpriu seu objetivo”, assegurou o secretário, acrescentando que a Acafe figura entre os cinco maiores sistemas educacionais do Brasil, está entre os maiores empregadores e seu faturamento aparece entre os 10 maiores do estado. “É uma força extraordinária na promoção do desenvolvimento econômico e social”, garantiu Deschamps, que creditou os bons resultados do IDH, da educação básica e da educação superior à Acafe. “Hoje a taxa atendimento de jovens entre 18 a 24 no ensino superior é uma das mais elevadas do Brasil”, explicou.

O professor Mário Cesar dos Santos, reitor da Univalli e presidente da Acafe, cumprimentou os deputados pelo reconhecimento dos méritos da instituição e lembrou que o Poder Legislativo foi parceiro do sistema em vários momentos, com destaque para os constituintes de 1989 que criaram o artigo 170, viabilizando o financiamento público do ensino superior privado. Mário também agradeceu o apoio do Fórum Parlamentar Catarinense pelo apoio dado à Acafe em Brasília e que redundou, em 2013, na chamada lei das “universidades comunitárias”, que criou uma personalidade jurídica para as unidades filiadas à Acafe.

Para o reitor da Univalli, a Acafe simboliza a autonomia regional e o protagonismo das cidades polos, revela muito do jeito catarinense de fazer e ainda hoje é um modelo à frente do próprio tempo. Moacir Sopelsa (PMDB) falou em nome dos deputados e reconheceu a importância da Acafe no dia-a-dia dos catarinenses. “Se não tivéssemos a Acafe muitos jovens estariam fora do curso superior”, justificou Sopelsa, que reivindicou mudança nos critérios socioeconômicos de distribuição das bolsas do artigo 170 para incluir os filhos dos agricultores que criam aves e suínos de forma integrada, em cuja declaração de Imposto de Renda consta o valor total dos animais, quando a parte que lhes cabe é até 20 vezes menor. “Essa declaração não é verdadeira”, concluiu Sopelsa.

Para Joares Ponticelli (PP), presidente interino do Legislativo, enquanto o restante do país lamentava o golpe civil-militar de 1964 e a crise institucional por ele gerada, os catarinenses construíram um modelo de terceiro grau que ainda serve de exemplo para o país. Segundo Ponticelli, Santa Catarina se desenvolveu como um todo por conta da “inteligência que se distribuiu por todo o estado” via Acafe.

Prestigiaram a homenagem a deputada Luciane Carminatti (PT), os deputados federais Pedro Uczai (PT) e Celso Maldaner (PMDB), o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o secretário de Ensino Superior do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff, dirigentes das afiliadas da Acafe, como a Unisul, Univalli, Furb, Unoesc, UNC, Unesc, Uniarp, Unidavi, Uniplac, Univille, Unochapecó, entre outras, além de familiares e representantes dos homenageados

Os homenageados da noite:

  • Osvaldo Dela Giustina, presidente da Acafe entre 1974/76
  • João Nicolau Carvalho, presidente entre 1976/79
  • Lauro Ribas Zimmer, presidente de 1979 a 1990
  • Edson Villela, presidente entre 1990/96
  • Silvestre Herdt, presidente entre 1996/98
  • Luiz Carlos Luckmann, presidente entre 1998/2000
  • Jaime João Pasqualini, presidente em maio 2000
  • Nara Maria Kuhn Gocks, presidente em junho 2000
  • Egon José Schramm, presidente em julho 2002
  • Gaston Mário Cazamajou Bojarski, presidente em 2004
  • Antonio Milioli Filho, presidente em maio de 2006
  • Paulo Ivo Koehntopp, presidente entre 2008/10
  • Viegand Eger, presidente 2010/11
  • Mário César dos Santos, atual presidente da Acafe
  • Marcílio Dias dos Santos, secretário executivo da Acafe entre 1974/77
  • Raimundo Zumblick, secretário executivo da Acafe entre 1977/79
  • Rogério Braz da Silva, secretário executivo da Acafe entre 1979/86
  • Fernando Fernandes de Aquino, in memoriam, secretário executivo da Acafe entre 1986/1996
  • Darcy Laske, secretário executivo da Acafe entre de 1999/2014
Vítor Santos
Agência AL

Voltar