Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2021 - 14h11min

Abril Azul: comissão contribui para divulgação de conhecimento sobre TEA

Imprimir Enviar
Dr. Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que atua em prol da inclusão das pessoas com TEA
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa tem contribuído – por intermédio da proposição de leis, da fiscalização do cumprimento dos dispositivos legais e da promoção de atividades de formação e conscientização – para a proteção e a inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Essa é a avaliação do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Ele conversou com a Agência AL sobre o tema que pauta o Abril Azul, mês voltado à conscientização da sociedade sobre o autismo.

Sob a sigla TEA estão agrupadas diversas manifestações que se caracterizam por alterações no desenvolvimento neurológico com três características principais: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação; dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Outrora considerada uma condição rara, hoje a incidência de autismo é estimada em um caso entre cada cem crianças com algum grau do espectro, sendo mais prevalente entre meninos do que entre meninas.

De acordo com o deputado Dr. Vicente, que é médico neurologista, a dificuldade de diagnóstico precoce dos pacientes consiste no principal desafio para as famílias e para os profissionais que os atendem. Por isso a comissão tem atuado em prol da divulgação de conhecimento altamente qualificado, por meio da promoção de cursos e seminários. No período da pandemia de coronavírus, as atividades têm se concretizado em meio virtual, através de lives.

“As políticas públicas, a difusão de informação de qualidade, o preparo de pessoas ligadas à área neurológica, psiquiátrica, de psicologia e terapia ocupacional, entre outras áreas que compõem o que a gente chama de equipes multidisciplinares, fará com que haja inserção, cada vez mais, das pessoas com transtorno do espectro autista”, disse o deputado.

Os dados do sistema de ensino apontam que há quase 2 mil pessoas com TEA inseridas no ensino regular em Santa Catarina, de acordo com o presidente da comissão. “No entanto, há inúmeras outras pessoas sem diagnóstico. Às vezes as pessoas apresentam traços do problema ou vários problemas graves que dificultam a sua inserção no meio social”, explicou.

Dr. Vicente avaliou que a Assembleia tem cumprido seu papel e feito um trabalho muito entrosado com as entidades que apoiam as pessoas com TEA e seus familiares no estado, que são as Associações dos Amigos dos Autistas (AMA), as quais já somam 38, bem como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que são 192 em Santa Catarina e tratam boa parte das pessoas com autismo, de acordo com o deputado.

Para além do trabalho já citado, o parlamentar frisou que é papel do Legislativo aperfeiçoar a legislação e cobrar o cumprimento das legislações já vigentes. Ele citou como exemplo a lei que criou a Carteirinha do Autista, em 2019, por iniciativa do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB), que identifica a pessoa com TEA e lhe faculta atendimento prioritário em diversos setores da sociedade.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar