Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2019 - 16h52min

Abraço e apresentações culturais marcam início da Semana Inclusiva

Imprimir Enviar

Ao som da canção Aquarela do Brasil, do compositor mineiro Ary Barroso, apresentada pela Banda da Polícia Militar de Santa Catarina e um abraço inclusivo entre organizadores, idosos do Projeto Floripa Feliz Idade e público em geral marcaram o lançamento da quarta edição da Semana Inclusiva, na tarde desta segunda-feira (16), no Shopping Beiramar, em Florianópolis. O Grupo “Bengalantes” da Associação Catarinense de Inclusão do Cego (Acic) revelou seu potencial com uma performance especial.

Com uma programação diversificada, as ações que acontecem até o dia 22, na Capital, em diferentes locais, visam impulsionar e ampliar o mercado de trabalho assegurado por lei à pessoa com deficiência. Uma das principais atrações da Semana Inclusiva é o Dia D, chamado de Feirão de Empregos para pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Dia D será realizado no sábado (21), das 9 às 15 horas, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), situado na Avenida Mauro Ramos, 950.

A semana inclusiva promove, por meio de diversas atividades, a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência. Com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a Semana Inclusiva da Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho, por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, em parceria com mais de 30 entidades públicas e privadas.

A deputada Marlene Fengler (PSD) destacou a importância da Semana Inclusiva pois o evento é um momento importante para discutir o fim do preconceito com as pessoas com deficiências. “Há uma demanda reprimida e as empresas estão em busca destes profissionais, por isso o fim do preconceito é necessário. ”

De acordo com a auditora fiscal do trabalho e coordenadora do projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho de Santa Catarina, Luciana Xavier Sans de Carvalho, a ação busca estimular entidades e poder público a programar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência, além de ampliar o número desses trabalhadores no mercado formal de trabalho.

Ela lembrou que desde 2016, quando foi realizada a primeira Semana Inclusiva, Santa Catarina passou de uma posição que não atendia essas pessoas com deficiência para uma geração de 8.640 empregos, neste período. “Estamos cada vez mais conquistando mais parceiros e a intenção agora é possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, sendo que a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo, além da questão física, informacional, tecnológica, mas em todos os espaços públicos ou privados.”

A analista de educação inclusiva do Senac, Camila Braga Bittencourt, observou que a inclusão das pessoas com deficiências é cada vez mais valorizada dentro das empresas e que estas pessoas se sentem valorizadas quando entram no mercado de trabalho, surpreendendo os empresários com sua dedicação. Somente o Senac em Santa Catarina conta com 100 funcionários com alguma deficiência e mais de 300 alunos que estudaram ou estudam para atender o mercado de trabalho.

A coordenadora do centro de educação e trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Kátia Regina Ladewig, representando o presidente da entidade, Rubens Feijó, observou que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho melhorou muito nos últimos anos, mas que há ainda muito preconceito. Para ela, a Semana Inclusiva vem ajudar a combater esse preconceito e fazer com as que as pessoas percebam que estes profissionais atendem com qualidade a demanda do mercado. “Somente no ano passado conseguimos incluir no mercado 171 pessoas na Grande Florianópolis e temos acompanhado a permanência delas nas empresas.”

O autista e palestrante Rodrigo Tramonte, 38 anos, que está apresentando no evento os dois livros que escreveu sobre o autismo, Humor Azul, um em quadrinhos, e outro para pintar e de passatempos, relatou sua experiência profissional. Disse que antes de descobrir que era autista trabalhou em mais de cinco empresas na região, mas acabava sendo despedido por não interagir com os demais trabalhadores. “Sempre trabalhei como ilustrador e aproveitei essa experiência do mercado de trabalho para escrever e desenhar a história de um autista adulto. Minha dificuldade era de relacionamento, mas depois que descobri que tinha autismo, ficou mais fácil a relação. A Semana Inclusiva vem ajudar este trabalho de acabar com o preconceito.”

Programação
Segundo os organizadores, a programação da Semana Inclusiva conta com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas, com destaque para o “Dia D”, onde ocorre uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho. A programação da Semana Inclusiva da Grande Florianópolis pode ser acompanhada pela página do Facebook https://www.facebook.com/semanainclusivaflorianopolis/.

No dia 19, Dia D, o auditório do Ministério Público do Trabalho sediará o seminário “A diversidade da pessoa com deficiência e seu protagonismo no mundo do trabalho”. Ao longo de todo o dia serão debatidos temas como a inclusão laboral da pessoa com deficiência, questões de gênero e paradigmas sociais na acessibilidade. Inscrições no site.

Empregos
A Semana Inclusiva tem como referência a Virada Inclusiva do governo do Estado de São Paulo e foi motivada pelos resultados positivos do “Dia D - Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados”, realizado em setembro de 2015. A ação viabilizou a admissão de 744 trabalhadores com deficiência em 191 empresas da Grande Florianópolis, entre junho de 2015 e julho 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Santa Catarina tem 1 milhão e 300 mil cidadãos com deficiência. No entanto, em dezembro de 2017, Santa Catarina tinha 51% das 40 mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência ocupadas – a média nacional é de 48%. A Semana Inclusiva visa justamente aumentar a empregabilidade e garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total.

Voltar