Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/10/2013 - 16h30min

99 empresas e entidades participam do 3º Prêmio Responsabilidade Social

Imprimir Enviar
Comissão Mista de Responsabilidade Social se reuniu na tarde desta segunda-feira (7). FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Noventa e nove empresas e entidades catarinenses se inscreveram para a terceira edição do Prêmio e Certificação Responsabilidade Social – Destaque SC 2013, organizado pela Assembleia Legislativa em parceria com outras 12 instituições. O número foi divulgado pela Comissão Mista de Responsabilidade Social durante reunião realizada nesta segunda-feira (7).

As inscrições para a certificação, abertas em julho, foram encerradas no último dia 30.  No comparativo com a segunda edição, realizada no ano passado, houve um aumento de 16% no número de participantes. “A comissão está satisfeita com essa participação. Isso mostra que a certificação está se espalhando pelo estado”, afirmou o presidente da comissão, Neroci Raupp.

Entre os 99 inscritos, 56 são entidades e 43 empresas. Entre as empresas, 18 são de grande porte, 17 de médio e oito de pequeno porte. Ao todo, os inscritos representam 33 cidades catarinenses.

Cronograma
Com o término das inscrições, a próxima etapa do concurso é a consulta pública. Durante 20 dias, os balanços socioambientais dos participantes estarão à disposição do público no site da Assembleia Legislativa. “Essa é uma fase importante, pois vamos ouvir a opinião da sociedade sobre as empresas. As pessoas podem destacar fatos positivos e negativos dos participantes, já que isso faz parte do processo de transparência da certificação”. A data para o início da consulta ainda será definida.

Finalizada a consulta pública, a comissão vai analisar a documentação e as avaliações públicas dos 99 inscritos. O resultado final será divulgado durante a cerimônia de premiação e certificação, marcada para 4 de dezembro.

O prêmio
O principal objetivo do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social é prestigiar organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão e reconhecer os esforços conjuntos em prol de uma sociedade mais justa e humana voltada para o desenvolvimento socioambiental.

As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.

O concurso é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede); Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc); Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC); Federação Comercial e Industrial do Estado de Santa Catarina (Facisc); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc); Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio); Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc); Fundação do Meio Ambiente (Fatma); Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc); Observatório Social de Florianópolis (OSF); e Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar