Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/05/2017 - 17h33min

6ª Mostra do Vinho Catarinense será realizada entre 14 e 16 de julho

Imprimir Enviar
Lançamento da mostra teve sangria do barril e brinde com vinho da região do Vale do Rio do Peixe

Com o objetivo de divulgar o vinho produzido no estado, foi lançada na tarde desta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa, a 6ª edição da Mostra do Vinho Catarinense. A sangria de um barril marcou o evento, que contou com a presença de deputados, prefeitos e do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, além do presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP).

Pela primeira vez, a mostra ocorrerá no interior, nos municípios de Videira, Tangará e Pinheiro Preto, entre os dias 14 e 16 de julho. Outra novidade é a realização de uma rodada de negócios, além das atividades tradicionais, como oficinas de degustação e concursos gastronômicos.

“A mostra resgata toda a cultura da cadeia produtiva da uva, além de divulgar esse produto importante para a economia da região do Vale do Rio do Peixe”, destaca o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), um dos incentivadores da mostra, que terá a organização das prefeituras dos três municípios, com apoio da Cresol, governo estadual, Assembleia e entidades ligadas à vitivinicultura.

O parlamentar também ressaltou que a mostra proporciona a divulgação de todos os produtos da cadeia da uva. Juntamente com a rodada de negócios que será realizada neste ano, o evento vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, acredita Padre Pedro.

Potencial
O prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, ocupou a tribuna da Alesc para divulgar a mostra. Ele destacou o papel do Parlamento na divulgação do vinho da região. “Trata-se de um evento que valoriza as pessoas que fizeram e fazem a história da uva e do vinho em Santa Catarina”, comentou o prefeito.

Borga apontou as potencialidades da região para o cultivo da uva. Conforme o prefeito, o Vale do Rio do Peixe tem terras e clima favoráveis para ampliar a produção catarinense de uva e desenvolver a economia da região.

Também na tribuna, o enólogo Gilson Panceri Júnior tratou dos desafios para a expansão da produção vinícola da região. Segundo ele, ainda há preconceito com o vinho catarinense. “É difícil você encontrar um vinho da região na carta dos restaurantes de Florianópolis”, comentou. “Precisamos valorizar mais esse produto, que é do nosso estado e tem qualidade superior a muitos vinhos importados.”

As dificuldades para a comercialização também estão entre os gargalos para a vitivinicultura do Vale do Rio do Peixe, na avaliação do enólogo. As normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a produção artesanal do vinho é bastante desfavorável aos pequenos produtores, conforme Panceri Júnior, e tornam a comercialização economicamente inviável. Segundo ele, em Santa Catarina, mais de mil famílias trabalham na produção artesanal de vinho.

Também participaram do lançamento da mostra os deputados Neodi Saretta (PT), Cesar Valduga (PCdoB), Manoel Motta (PMDB) e Natalino Lázare (PR), além dos prefeitos de Pinheiro Preto, Pedro Rabuske, e de Tangará, Nadir da Silva.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar