Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2017 - 16h09min

42.352 eleitores faltaram a três eleições consecutivas e têm títulos cancelados

Imprimir Enviar
Renata Fávere, secretária da Corregedoria do TRE/SC

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), 42.352 eleitores que não votaram e não justificaram o voto nas últimas três eleições estão com o título cancelado em Santa Catarina. “O prazo para regularizar a situação acabou em 2 de maio, agora o cancelamento é automático e depende apenas de um procedimento interno que acontecerá entre 17 e 19 de maio”, explicou Renata Fávere, secretária da Corregedoria do TRE/SC, que conversou com a reportagem da Agência AL na tarde desta segunda-feira (15).

Se o eleitor tem dúvida se o título está ou não cancelado, pode consultar sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso constate o cancelamento, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. “Precisa apresentar comprovante de residência e pagar as multas correspondentes para a inscrição ser renovada”, explicou Renata.

Depurando o cadastro
Segundo Renata Fávere, o objetivo da Justiça Eleitoral ao cancelar o título dos faltosos é depurar o cadastro. “Uma parte desses 42 mil eleitores já morreu, muitos residem em outras localidades e alguns estão no exterior”, descreveu a servidora do TRE, acrescentando que o cadastramento biométrico nos grandes colégios eleitorais do estado “já havia depurado o cadastro”, por isso o número baixo de títulos cancelados, cerca de 0,8% dos quase 5 milhões de eleitores do estado.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar