Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/12/2018 - 09h58min

25ª edição do programa Parlamento Jovem começa com curso de oratória

Imprimir Enviar
Antes mesmo da abertura a 2ª edição do ano, os jovens já tiveram um curso de oratória

Antes mesmo da sua abertura oficial, que acontece entre as 16h e 17h desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa, a 25ª edição do Parlamento Jovem Catarinense já apresentou aos 40 estudantes participantes do programa a primeira da atividade de capacitação programada.

Ainda no período da manhã, os jovens deputados contaram com um curso de argumentação e oratória de três horas de duração, ministrado pelo professor Luciano Daudt da Rocha.

Conforme o profissional, o aprendizado é fundamental para a execução das funções parlamentares. “Eles precisam aprender a argumentar, a defender suas ideias e seus projetos, algo que tem a ver com o cotidiano do Parlamento. E a gente sabe que uma ideia bem defendida tem grande chance de ser aceita pela maioria.”

Ainda segundo ele, apesar de estar bastante ligada às próprias características pessoais de cada indivíduo, a eloquência pode ser desenvolvida, mediante a utilização de uma série de técnicas e práticas.  “No curso eles aprendem a se posicionar, a prever algumas situações, a como se preparar para situações inusitadas que podem acontecer dentro da formulação dos debates. Tudo isso depende muito também da prática, e a gente desenvolve isso pra vida. Então, quanto mais cedo, melhor.”

A proposta de se desenvolver os conhecimentos na área foi bem recebida pelos jovens deputados, entre os quais, dois representantes de Zortéa, município de cerca de 3 mil habitantes, localizado na região Serrana do estado.

“Não esperava por um curso como esse, mas é sensacional e com certeza será muito importante para nós ao longo da vida”, disse Luana Cristina de Almeida, de 17 anos.

“Estou com uma expectativa muito boa e quero levar para o nosso município muito aprendizado para poder repassar aos demais colegas”, acrescentou Joenir Francescki, de 18 anos. 

 

Aprendizado para a democracia

Promovido pelo núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o programa Parlamento Jovem é voltado para estudantes do ensino médio com até 21 anos e tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia e o funcionamento do Poder Legislativo.

O programa conta com duas edições ao ano, tendo a primeira ocorrido no início do mês de julho.

A programação completa da 25ª edição do programa Parlamento Jovem pode ser acessada aqui.

Alexandre Back
Agência AL

Saiba Mais

Voltar