Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2019 - 15h13min

190 anos da imigração alemã é tema de exposição no Parlamento catarinense

Imprimir Enviar
Exposição é organizada pela Prefeitura de São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã de SC
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Para rememorar a chegada dos alemães a Santa Catarina e exaltar suas tradições, a Assembleia Legislativa recebe uma exposição organizada pela Casa da Cultura da Prefeitura de São Pedro de Alcântara em parceria com a Gerência Cultural da Alesc, com gravuras, livros, revistas, periódicos e objetos de época. A exposição pode ser vista até sexta-feira, 01 de março, das 7 às 19 horas, na Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho, situada no hall do Palácio Barriga Verde.

A imigração alemã em Santa Catarina teve início com a chegada dos primeiros colonos à região de São Pedro de Alcântara, município da Grande Florianópolis, em 1829. Vindos não só da Alemanha, mas de países vizinhos que tinham em comum a língua, 635 imigrantes aportaram na antiga Desterro, no ano de 1828. Alguns permaneceram na ilha e a maioria se destinou à região de São Pedro, primeira colônia alemã no estado.

Por meio de uma lei estadual, ficou definido o dia 1º de março como data oficial da criação da colônia de São Pedro de Alcântara, ocupada por esses imigrantes.

O prefeito da cidade, Ernei José Stähelin, também de origem alemã e estudioso da história da imigração na região, explica que a principal motivação para as pessoas saírem da Europa e virem para o sul do Brasil foram as necessidades financeiras. “A região, principalmente do sudoeste da Alemanha, passava, naquele período, por uma crise financeira. As famílias mal conseguiam sobreviver, então essa situação deplorável fez com que muitos optassem por sair do país.”

Segundo o prefeito, existia um vazio territorial na região de São Pedro, que se estendia até Lages, razão pela qual os imigrantes foram encaminhados primeiramente para lá.

Impactos na região
Ernei Stähelin relembra as dificuldades na chegada, mas acrescenta que em pouco tempo os imigrantes começaram a prosperar, a produzir. “Os imigrantes nessa região foram um exemplo de dedicação ao trabalho, à família, à construção de uma sociedade bastante produtiva.”

Esses imigrantes, de origem alemã, fundaram a primeira colônia de europeus em território catarinense e a segunda colônia alemã da região Sul do Brasil. Posteriormente, no vale do Rio Tijucas formaram-se as colônias de Santa Teresa e Angelina.

Serviço
A exposição pode ser vista até sexta-feira (1), das 7 às 19 horas, no hall da Assembleia Legislativa. A visitação é aberta ao público.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar