Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/09/2014 - 17h41min

Primeira escola rural a participar do Parlamento Jovem elege representantes

Imprimir Enviar
Eleições do Parlamento Jovem - Escola Estadual Olívia Bastos. FOTO: Solon Soares / Agência AL

Cinco alunos da Escola Estadual Olívia Bastos, na zona rural de Tijucas, na Grande Florianópolis, estão prestes a assumir uma cadeira na 18ª edição do Parlamento Jovem, programa desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. As eleições ocorreram nesta terça-feira (2). Os sete candidatos são alunos do ensino médio e, conforme determinação da escola, votaram somente estudantes do ensino médio e funcionários.

A primeira escola rural a participar do programa é também a primeira entre as oito instituições sorteadas pela Assembleia para a 18ª edição a realizar a eleição, que terá o resultado divulgado nesta quarta-feira (3). No total, 40 alunos do ensino médio serão eleitos no Estado e vivenciarão, na Capital, o dia-a-dia de um deputado, conhecendo de perto o funcionamento do Poder Legislativo estadual, entre os dias 10 e 14 de novembro.

“Para os estudantes eleitos, é uma oportunidade de participar, na prática, das principais atividades parlamentares como composição de comissões, elaboração de proposições e uma sessão ordinária realizada aos moldes do Regimento Interno da Alesc”, explicou a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Leia Medeiros Cardoso.

Depois de uma semana de campanha, de acordo com o diretor Elói Mariano Rocha, a comunidade escolar participou ativamente durante todo o dia de votação. Os sete candidatos são Talia Simas, Bruna Jaques, Jean Lincoln da Silva Nascimento, Hemilin Samagaia, Elisana Freitas, Daniel Moreira Freire e Izabela Campestrini. Distribuídos em diferentes turnos de aula, os concorrentes se revezaram no pátio da escola lembrando a todos sua vontade de exercer o mandato de deputado estudante.

Izabela Campestrini, 16 anos, aluna do 2º ano e candidata a deputada, apresentou como proposta atender as demandas dos colegas relativas à comunidade. Ela deixou uma caixinha no pátio da escola para que os alunos deixassem suas sugestões. Já Daniel Freire, 16, também do 2º ano, falou sobre as estratégias utilizadas na campanha como a confecção de cartazes, as palestras e as visitas às salas de aula.

O eleitor Gabriel de Souza, 17, decidiu o voto com base na capacidade de seu candidato de “representar bem o colégio em Florianópolis, de saber conversar, pela inteligência e responsabilidade”. Para a eleitora Camila Gonçalves Martins, 14, a campanha foi fundamental para consolidar sua opinião. Ela afirmou que “pensava totalmente diferente sobre a atividade dos deputados e prestou atenção na plataforma dos concorrentes”.

A professora de Língua Portuguesa Márcia Reis Bittencourt vai acompanhar os vencedores na capital, em novembro. Ela destaca a empolgação tanto dos eleitores quanto dos candidatos. “Todos estavam comprometidos em escolher bem”, enfatizou.

Ronaldo Leal da Veiga, orientador pedagógico, elogiou a postura dos candidatos e do eleitorado. "Os alunos agiram democraticamente e souberam expor suas intenções com muita seriedade. É um momento interessante para debater política, pois estamos vivendo, no país, o período eleitoral. Verificamos o quanto os estudantes têm claro que o papel dos políticos é o de servir a sociedade e não trabalhar benefício próprio".

O que é o programa Parlamento Jovem
O Programa Parlamento Jovem Catarinense, instituído por intermédio da Resolução nº. 003/2005 e, regulamentado pelo o Ato da Mesa 147/2008, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

São sorteadas, em sessão plenária, as escolas que se inscreveram no programa, sendo uma representante de cada região do Estado. Para participar do Parlamento Jovem, o estudante deve ter de 16 a 21 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o ensino médio.

O processo tem início na escola com palestras, debates, eleição dos estudantes representantes, elaboração de proposições, de acordo com o tema e as necessidades do município e região. Este trabalho poderá ser desenvolvido em parceria com outros órgãos e instituições.

Durante a legislatura dos 40 deputados estudantes, que dura três dias, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.

Informações e inscrições
As inscrições podem ser efetuadas, por email e/ou telefone, no Núcleo de Educação para Cidadania, pelo e-mail cidadaniaescola@alesc.sc.gov.br ou nos telefones (48) 3221-2960 e (48) 3221-2828. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas a qualquer momento pelo diretor ou coordenador pedagógico da escola interessada.

Participantes da 18ª edição:

  • Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (região Sul)
  • Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (região da Grande Florianópolis)
  • Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (região Oeste)
  • Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (região Meio Oeste)
  • Colégio Motivação, de Correia Pinto (região Serrana)
  • Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, de Porto União (região Planalto Norte)
  • Escola de Educação Básica Francisca Alves Gevaerd, de Balneário Camboriú (região do Vale do Itajaí)
  • Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (região Nordeste)
Michelle Dias
Agência AL

Voltar