Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/05/2019 - 10h39min

Zé Milton quer assegurar investimentos em pesquisa agropecuária

Imprimir Enviar
Deputado Zé Milton quer assegurar investimentos em pesquisa agropecuária. Foto: divulgação parlamentar.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado eZé Milton (PP), protocolou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), duas Emendas, sendo uma supressiva no art. 162 e outra aditiva no art. 82, ao Projeto de Lei Complementar Nº 0008.4/2019 da Reforma Administrativa, que trata do percentual destinado a pesquisa agropecuária no Estado de Santa Catarina.  De acordo com o parlamentar o objetivo é garantir que o Estado mantenha o repasse de 1% destinado à Epagri.

Para Zé Milton o governo erra ao definir na Reforma que os recursos destinados à pesquisa científica e tecnológica, no percentual de 2% fixado pela Constituição Estadual seja repassado somente para a Fapesc, sem que seja assegurado 1% para a Epagri. “Nós tivemos grandes avanços na pesquisa devido ao trabalho da Epagri, não repassar diretamente estes recursos é arriscar perdermos todas as conquistas da agricultura catarinense”, frisou Zé Milton, ao citar as pesquisas relacionadas ao arroz, que garantiram ao estado o título de maior produtividade e da maçã catarinense, que é referência mundial.

Segundo o presidente se a Empresa de Pesquisa, perder a sua autonomia  e depender de obter recursos através de editais da Fapesc ou de recursos federais, será dificultada tanto a obtenção de recursos, como elaborar pesquisas que vão ao encontro das necessidades da agricultura familiar catarinense. “No sistema que o Governo quer instituir a Epagri vai depender das demandas que a Fapesc irá criar”, defendeu Zé Milton ao argumentar que na atual forma a Epagri, através de seminários e do trabalho dos extensionistas junto aos agricultores e organizações define o que vai ser pesquisado.

Fernando Silveira
Assessor de Comunicação Gabinete Deputado José Milton Scheffer
(48) 8870.0829 - 3221.2878

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar