Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2014 - 12h01min

Volnei propõe Comissão Mista entre Alesc e ParlaAmfri para tratar sobre saúde da região

Imprimir Enviar

Nesta quarta-feira (16), o deputado Volnei Morastoni (PT) participou da segunda reunião ordinária do Parlamento da Macrorregião da Foz do Rio Itajaí (ParlaAmfri), deste ano. Convidado pelo presidente do ParlaAmfri, o vereador Douglas Cristino da Silva, dentre a pauta do encontro, Morastoni falou especificamente sobre dois assuntos relacionados à saúde da região: a reabertura da ala de queimados do Hospital Infantil Pequeno Anjo e uma Unidade do Hemosc em Itajaí. “Estive em tratativas recentes sobre as duas situações e constatei que ambos enfrentam dificuldades de instalação pela falta de espaço físico adequado”, disse Morastoni.

Depois de uma série de explicações e esclarecimentos aos vereadores e demais presentes sobre as peculiaridades e complexidades das duas pautas, a sugestão do deputado, que foi acatada por todos, é de formarem uma comissão mista, entre a Comissão de Saúde da Alesc e vereadores do ParlaAmfri para darem sequência a esses assuntos e outros na área da saúde nos municípios da Amfri. “O trabalho da comissão é ir em busca de uma solução mais rápida para os problemas emergenciais, mas, que ao mesmo tempo, possamos em ações conjuntas estabelecer passos mais estratégicos para resoluções concretas”, ressaltou.

O presidente do ParlaAmfri se comprometeu em solicitar às Câmaras de Vereadores a indicação do parlamentar que fará parte da comissão. “Vamos nos comprometer em formar a comissão, mas como sabemos que todo esse processo demanda tempo, pedimos o apoio do deputado para em situação de emergência, abrir uma ala de queimados no hospital infantil”, colocou Douglas Cristino.

Hospital Infantil Pequeno Anjo
Atualmente o Hospital Infantil Pequeno Anjo está com a antiga ala de queimados desativada, que já foi ocupada por outro setor. Para ser possível o credenciamento desta complexidade junto ao Ministério da Saúde, contemplando inclusive o repasse de recursos, precisará atender uma série de exigências estabelecidas em portaria, incluindo o espaço físico. Sendo que o principal entrave para este processo é a falta de espaço, já que o hospital está com todos os andares ocupados.

De acordo com Morastoni, um projeto de ampliação com cerca de seis andares onde era o antigo prédio da Casa Paroquial já foi aprovado, mas não teve andamento. “Esta comissão mista também terá papel fundamental para retomar com a Reitoria da Univali os encaminhamentos já iniciados, porém parados, para ampliação do hospital e credenciamento do Pequeno Anjo nos serviços de alta complexidade em ortopedia, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e oncologia, além da instalação de um ambulatório dentro do hospital”, destacou o deputado.

Desde o fim do ano passado, com a efetiva participação do deputado Volnei nas tratativas, o Pequeno Anjo está credenciado nas Redes de Urgência e Emergência, por meio da Portaria nº 2.941, de 04/12/2013, e passou a receber R$ 200 mil mensais, maior número de leitos de retaguarda e longa permanência, aumento nas diárias de UTI, além de um recurso de R$ 3 milhões para investimentos e equipamentos. “Essas melhorias tornam o Pequeno Anjo um hospital de portas abertas, que precisa atender todas as crianças da região da Amfri”, completou.

Unidade do Hemosc
Sobre o Hemosc as expectativas são melhores. Em reunião com a diretoria esta semana, Morastoni tomou conhecimento de que consta no Plano Diretor do Hemocentro de Santa Catarina uma Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue para Itajaí, possuindo assim um estoque para atender todos os hospitais da região. Mas, para isso, o município precisa disponibilizar o espaço físico e o órgão irá oferecer toda parte da reforma, adaptação, mobiliário, equipamentos e profissionais necessários para o funcionamento da Unidade.

Segundo o deputado, a princípio, o novo Complexo Madre Tereza no hospital Marieta Konder Bornhausen irá disponibilizar um setor para instalação da Unidade, mas a conclusão das obras está prevista apenas para meados de 2015. “Se encontrarmos um outro local, poderemos adiantar o processo da vinda do Hemosc para Itajaí, o que já prevê em média de seis meses a um ano para tramitação ser concluída”.

Renata Furlanetto
Assessora de Imprensa | (47) 9980-9031
Deputado Estadual Volnei Morastoni - PT/SC
Presidente da Comissão de Saúde
Gabinete Regional - Itajaí/SC | Telefone: (47) 3249-0213
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveira | Nº 33 
www.volneimorastoni.com.br

Voltar