Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2019 - 10h25min

Volnei leva projeto de incentivo à reciclagem ao Ministério do Meio Ambiente

Imprimir Enviar
Volnei leva projeto de incentivo à reciclagem ao Ministério do Meio Ambiente. Foto: assessoria parlamentar.

O incremento à cadeia de reciclagem, com ênfase no processo de coleta seletiva nos municípios de Santa Catarina é a proposta que o deputado Volnei Weber (MDB) levou esta semana à secretária executiva Ana Maria Pellini e a equipe técnica do Ministério do Meio Ambiente. O projeto “Onda da Reciclagem” foi formulado a partir da constituição na Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, da qual Weber é o coordenador. A proposta envolve a difusão de pontos de coleta com projeto desenvolvido e patenteado no Estado. O deputado foi à Brasília nesta quarta-feira apresentar a ideia inovadora com a expectativa de obter apoio com linhas de financiamento do governo federal.

O país gera anualmente 80 milhões de toneladas de lixo e somente 3% é reciclado. Em Santa Catarina, 94% das coletas são feitas por sistema tradicional, o lixo é misturado e segue para aterros sanitários. Apenas 6% chegam a centros de triagens. Por isso a proposta de ampliar o sistema de coleta de lixo reciclável ganha o apoio da Frente Parlamentar, com a expectativa de geração de emprego, renda e especialmente ganhos ambientais.

A ideia é criar uma experiência pioneira com a instalação de torres de coletas com um mecanismo de esteiras para facilitar a elevação do material depositado, viabilizando o transporte até os pontos de triagem de material. “Nós estamos apoiando uma proposta realmente inovadora, que pode mudar a visão geral da população para a questão do lixo reciclável”, justifica Weber. O deputado entende que essa mudança cultural também pode mudar a visão negativa em relação à cadeia produtiva de materiais plásticos. A proposta vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que segundo a secretária Ana Pellini é pauta prioritária do ministro Ricardo Salles.

 

Assessoria da Bancada do MDB

Acompanhe Volnei Weber


Volnei Weber
Voltar