Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/08/2017 - 18h17min

Venzon pede postos itinerantes do cartório eleitoral

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon e Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, presidente do TRE/SC

Parlamentar afirma que moradores de cidades pequenas, que não são zonas eleitorais, têm dificuldades de ir aos cartórios nas cidades vizinhas.

O deputado Serafim Venzon (PSDB), em reunião com o presidente do TRE-SC, pediu que fossem ampliados os postos para cadastramento biométrico em Santa Catarina. Cerca de 35% dos eleitores catarinenses já fizeram o cadastro, mas o índice está abaixo do esperado. Em 43 municípios, o procedimento é obrigatório. O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado.

Brusque, Botuverá e Guabiruba estão entre os 43 municípios em que o procedimento é obrigatório. No entanto, os eleitores de Botuverá e Guabiruba devem comparecer até o cartório eleitoral da vizinha Brusque. “Isso acontece em diversas cidades do interior do Estado. Os moradores das cidades pequenas têm que se locomover e isso acaba dificultando a ida das pessoas ao cartório. Demanda tempo e também é um gasto a mais”, opina Venzon.

Pensando nisso, o parlamentar se reuniu com o presidente do Tribunal Eleitoral, Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, e sugeriu que o órgão fizesse pontos de cadastramento biométricos itinerantes, o que facilitaria o comparecimento aos cartórios. A sugestão foi bem aceita pelo presidente do TER/SC. “Tecnicamente é possível, mas precisamos de verba. Precisamos da biometrização urgente em todo o país. Estamos elaborando um mapa de todos os municípios que precisam ser feitos. Vamos fazer esse levantamento para a existência de postos, mesmo que não seja zona eleitoral”, adiantou o desembargador.

Após o estudo pronto, o desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha vai encaminhar ao deputado Serafim Venzon. “Precisamos do apoio da Assembleia para ter mais força com o Tribunal Superior Eleitoral e conseguir os novos postos”, destaca.

Brusque abaixo da média
Em Santa Catarina, apenas 34,5% do eleitorado realizou a biometria. O comparecimento continua abaixo do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. De acordo com o TRE, a maioria dos cartórios estão atendendo menos eleitores que a meta fixada pela Justiça Eleitoral, incluindo Brusque. “Nós temos capacidade para atender quase o dobro dos eleitores que estão comparecendo a cada dia. Se continuar assim, certamente vamos ter incidência de filas no final do período de cadastramento”, destacou o técnico do TRE, Augusto César Campos.

O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado e ficará sujeito às sanções decorrentes disso. Em todos os municípios, o eleitor deve agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC. Em Brusque o prazo segue até o dia 07 de dezembro.

A biometria
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar