Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2021 - 18h38min

Variante Delta preocupa e Saretta pede agilidade para poder imunizar adolescentes

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde, fez um alerta para a circulação, em Santa Catarina, da variante delta. A preocupação é com a alta taxa de contágio que pode provocar um novo aumento de internações. "Não queremos um novo colapso na saúde. Inclusive, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou nota chamando a atenção sobre uma possível lotação dos leitos hospitalares."

Conforme o deputado, a vacina é uma das medidas para conter a pandemia e que a imunização precisa andar mais rápido. "É hora de vacinar e não de relaxar. Por isso, o Ministério da Saúde precisa agilizar a entrega de vacinas e os municípios aplicá-la com rapidez."

Sobre a imunização dos adolescentes, Saretta comemorou que algumas cidades já estão avançando para os 18 anos, meta que o Estado pretende cumprir até final de agosto. Porém, muitos estão atrasados e ele volta a pedir agilidade para iniciar a imunização dos adolescentes a partir dos 12 anos.

Saretta também chamou a atenção sobre a divulgação do percentual de vacinados, onde algumas cidades estão deixando de computar na soma geral, os adolescentes a partir de 12 anos. "Às vezes o município com afã de querer mostrar um percentual maior, ignora a população da faixa etária de 12 a 18 anos. Isso confunde e da impressão de que já está bom, já vacinou mais de 80%, o que está errado. O deputado fez questão de lembrar que Santa Catarina imunizou apenas  25% das pessoas com a segunda dose e que a imunização completa está longe de chegar.

Bons exemplos
Saretta elogiou os municípios que são exemplos na imunização, mas lamentou a burocracia de alguns. "Há municípios que aplicam a vacina todos os dias, quando tem doses disponíveis, esticam a noite, vacinam final de semana, mas alguns ainda insistem em serem mais burocráticos, mais lentos. É preciso que a gente agilize a vacinação, que é uma forma de conter a pandemia."

 

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar