Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2021 - 16h02min

Vampiro assume Educação e anuncia adesão da escola cívico-militar em Criciúma

Imprimir Enviar
Deputado Luiz Fernando Vampiro é empossado pelo governador Carlos Moisés no cargo de secretário de Estado da Educação FOTO: Julio Cavalheiro Secom/SC

Com o compromisso de priorizar a qualidade educacional catarinense, com investimentos efetivos em todas as unidades escolares e qualificação dos professores, o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) assumiu, nesta sexta-feira (5), a Secretaria de Estado da Educação. Na ocasião, foi anunciada a adesão da EEB Joaquim Ramos, de Criciúma, ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares.

Vampiro, que foi empossado pelo governador Carlos Moisés, garantiu a continuidade do trabalho técnico e didático construído por Natalino Uggioni, que ficou à frente da pasta por 25 meses. Além disso, afirmou que vai aperfeiçoar ainda mais a educação em alguns quesitos importantes, como a estrutura das escolas. “Tenham certeza de trabalharemos com responsabilidade e com o apoio de todos os envolvidos no processo educacional  de Santa Catarina. Vamos priorizar a retomada das aulas com segurança e qualidade.”

O chefe do Executivo estadual destacou que o novo secretário chega ao governo com experiência administrativa e com as qualidades necessárias para o cargo. “Vampiro assume com alguns desafios, um deles é a melhoria da infraestrutura escolar. Queremos avançar com investimentos efetivos em todas as unidades. Temos um orçamento com recursos próprios para isso, fruto da arrecadação tributária e resultado da boa gestão. Nossa meta é ser exemplo para o Brasil e reforçar ainda mais a infraestrutura e qualificação dos professores” ressaltou o governador.

Escola de Criciúma
Com 552 alunos, a EEB Joaquim Ramos será a primeira escola de Criciúma a aderir ao programa do governo federal. Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa. A escola terá recursos do governo do Estado para investimentos na formação dos profissionais, na compra do uniforme e todas as adequações necessárias na estrutura da unidade.

O compromisso da escola cívico-militar, conforme previsto no decreto que instituiu o programa, é atingir a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

"Criciúma ganha com esse processo em virtude de ter um batalhão da Polícia Militar muito bem preparado e que pode auxiliar para fazer esse sistema híbrido de gestão. Essa concepção tem dado certo no mundo inteiro e será muito importante para o município", acrescentou o novo secretário.

Termo de cooperação
O governador assinou ainda o termo de cooperação técnica que viabilizará o suporte de militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) de Santa Catarina para apoiar na gestão de três escolas cívico-militares. São elas: EEB Professora Irene Stonoga, de Chapecó, EEB Cel. Pedro Chrisano Feddersen, de Blumenau, e EEB Professor Jaldyr Bhering Fausno da Silva, de São Miguel do Oeste. Essas unidades ainda contam recursos do governo federal para investimento no espaço físico e no trabalho pedagógico.

O novo secretário
Natural de Criciúma, o novo secretário tem 47 anos, formação em direito e experiência em gestão pública. Essa é a segunda vez que Luiz Fernando Vampiro ocupa o cargo de secretário de Estado, tendo comandado a pasta da Infraestrutura entre janeiro de 2017 e março de 2018. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.

Ele foi eleito deputado estadual de Santa Catarina em 2018. Ao longo da trajetória profissional, Luiz Fernando Vampiro também atuou como presidente da Autarquia de Trânsito em Criciúma, assessor jurídico da Advocacia Geral da União na região Sul e procurador do município de Nova Veneza.

 

   

Soledad Urrutia

Assessoria de Imprensa Deputado Luiz Fernando Vampiro

*Com informações Secom, Governo do Estado de Santa Catarina

Voltar