Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2018 - 17h55min

Valduga solicita reativação de escola indígena guarani em Chapecó

Imprimir Enviar
Deputado quer reativação da Escola Indígena Mbya Guarani Karaí Tupã do Araça’í, no Toldo Chimbangue

Deputado quer reativação da Escola Indígena Mbya Guarani Karaí Tupã do Araça’í, no Toldo Chimbangue. Com a desativação da escola, os guarani foram obrigados a estudar junto com os kaingang, gerando um processo de descaracterização cultural e conflitos interétnicos

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) esteve em reunião na quarta-feira (13) com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Wilson Pereira, solicitando urgentes providências visando à estruturação e o retorno do funcionamento da Escola Indígena de Ensino Fundamental Mbya Guarani Karaí Tupã do Araça’í, localizada na terra indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó.
A comunidade Guarani da terra indígena Araçá'i, localizada nos municípios de Saudades e Cunha Porã, após sofrerem violenta expulsão, no ano 2000 e posteriormente proibidos de retornar por decisão judicial, vivem, desde 2001, sob oito hectares da Terra Indígena Toldo Chimbangue, do Povo Kaingang, no município de Chapecó, o que gera conflitos interétnicos.
O espaço provisório e reduzido não permite o cultivo de alimentos, tornando dramáticas as condições de vida dos guarani, aumentando a dependência da já escassa assistência social do Estado.
A inatividade da escola obriga que as crianças guaranis tenham de frequentar escola com ensino voltado ao Povo Kaingang, sofrendo um processo de aculturação, ferindo a multiculturalidade dos povos indígenas, que possuem características culturais, tradicionais, línguas e crenças completamente distintas.
Para o parlamentar, esta situação contraria o direito a educação indígena diferenciada. “É necessário valorizar as línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, recuperando as memórias históricas e afirmando as identidades étnicas, que são conquistas das comunidades indígenas, asseguradas na Constituição Federal, nas diretrizes curriculares nacional, na Proposta Curricular e normatização da educação indígena em Santa Catarina”, explica Valduga.
A escola guarani necessita com urgência de estrutura: cozinha equipada, merendeira, sala de aula, professores, biblioteca, banheiro, faxineira, demais materiais e recursos necessários para o normal funcionamento da EIEF Karaí Tupã do Araça'í.

Luiz Modesto
Assessoria Parlamentar do Deputado Valduga
(47) 9 8841-1421
(48) 3221-2849 (Gabinete)

Voltar