Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/10/2015 - 16h21min

Valduga se solidariza com bancários em greve e propõe moção de apelo à Fenaban

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Na tarde desta terça-feira (6), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) fez pronunciamento em apoio à greve nacional dos bancários.

Os bancários entraram em greve nesta terça após seis rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Segundo os representantes dos sindicatos, as propostas apresentadas foram as piores dos últimos anos.

A categoria pede reajuste de 16%, considerando a reposição da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 9,88%, além de aumento real de 5,7%. A última proposta apresentada pela Fenaban foi um reajuste de apenas 5,5%, o que imporia perdas de mais de 4% não apenas nos salários dos trabalhadores, mas também na participação dos lucros. Além do mais, a Fenaban propôs piso de apenas R$ 1.321,26.

“Os bancos, que lucram bilhões sem produzir uma arroela sequer, tem a coragem de encaminhar aos trabalhadores uma proposta que não cobre nem a inflação do último ano e impõe perdas salariais aos trabalhadores. É por isso, em solidariedade a todos estes trabalhadores, que encaminho nesta casa uma moção de apelo à Fenaban, pedindo que cedam ao apelo justo da categoria” – informou Valduga.

Mais bancários, menos filas
A greve também tem como reivindicação a garantia de empregos e a contratação de mais bancários, evitando as filas nas agências, a sobrecarga de trabalho para os atendentes e a perda de tempo aos usuários dos serviços bancários, o fim das metas abusivas e do assédio moral, além de medidas de segurança, como no mínimo dois vigilantes por agência durante o expediente e a instalação de biombos nos caixas e o fim da revista dos trabalhadores.

Lucro dos bancos
No 2º trimestre deste ano, enquanto a indústria nacional registrou queda de 6% no faturamento, o lucro dos bancos bateu recorde. Somados, os ganhos dos quatro maiores bancos brasileiros aumentou 40%, em comparação com o primeiro semestre de 2014.

“Enquanto o lucro de 2014 dos quatro maiores bancos brasileiros foi maior que o PIB de 83 países, a Fenaban oferece reajuste de 5,5% aos bancários, metade da inflação do ano. Não tem como não apoiar esta greve”, destacou o deputado 

Valduga recordou que, em 2013, a greve dos bancários durou 23 dias, e só terminou quando a Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas pressionou a Fenaban para que fechasse acordo com os trabalhadores, pois já previa perda de mais de 30% nas vendas do varejo. “É preciso ter responsabilidade, e que os bancos não pensem apenas no lucro, mas que valorizem os trabalhadores e não coloquem em risco a saúde do varejo nacional.”

Voltar