Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/05/2015 - 17h52min

Valduga quer a manutenção das Centrais Regionais de Regulação do Samu no interior

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga

A manutenção das Centrais Regionais de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos municípios do interior do Estado é uma preocupação do deputado Cesar Valduga (PCdoB). Ele apresentou indicação encaminhada ao governo do Estado e à Secretaria da Saúde solicitando a manutenção do serviço.
A indicação veio num momento em que o governo do Estado planeja mudanças no funcionamento do Samu estadual. A proposta é passar a sua administração para o Corpo de Bombeiros e extinguir as centrais reguladoras do interior.
Atualmente, existem oito Centrais Regionais de Regulação localizadas em Chapecó, Blumenau, Joaçaba, Lages, Balneário Camboriú, Joinville, Criciúma e Florianópolis, com aproximadamente 15 médicos cada uma. Os profissionais têm a função de regular o fluxo de pacientes na região.
Valduga explica que toda vez que um Samu regional é ativado para um atendimento e não existe a possibilidade de atender o cidadão em sua região de origem, a regulação estadual é ativada e toma as providências, junto com a Central de Regulação Regional, para fazer o transporte inter-hospitalar mais adequado a cada situação.
Se as centrais de regulação regionais forem desativadas, a Central de Regulação ficará sediada em Florianópolis. “Isso provavelmente acarretará dificuldades para as regiões, haja vista as peculiaridades de cada uma para o atendimento de urgência. Por isso, pedimos a manutenção das centrais no interior”, disse o parlamentar.

Voltar