Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 12h35min

Valduga preocupa-se com a possível abertura de capital da Caixa

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga FOTO: Soloin Soares/Agência AL

Na sessão de hoje, 26, o deputado Valduga (PCdoB) apresentou moção apresentando sua preocupação com a intenção externada no final do ano passado em relação a uma possível abertura do capital da Caixa Econômica Federal. Na moção, o deputado se manifesta contrário a abertura do capital do banco público. A moção foi aprovada pelos deputados e será encaminhada à presidenta da República, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado Federal.
Segundo Valduga, historicamente a Caixa cumpre um papel estratégico na implementação de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do país, sendo importante mantê-la 100% pública. A Caixa tem papel fundamental em questões como o incentivo ao mercado, a redução do spread bancário, crédito com juros baixos, financiamento às prefeituras para obras essenciais como saneamento e urbanização, nas políticas de distribuição de renda, combate à miséria e inclusão social, entre outros. “Podemos citar como exemplo o Programa Minha Casa, Minha Vida, que em 2009 beneficiou seis milhões de brasileiros”, disse o deputado.
A implementação dessas políticas fazem o Brasil crescer junto com o banco. Mesmo ampliando o crédito a juros baixos e apoiando políticas sociais a Caixa assegurou sua rentabilidade e desempenho econômico. Em 2002 o ativo do banco era de R$ 128,4 bilhões e, em 2014, atingiu R$ 1 trilhão. “Isso nos mostra que a Caixa é fundamental para assegurar o crescimento econômico do país com distribuição de renda e responsabilidade social. Constitui-se, portanto, um contrassenso abrir o capital desta instituição estratégica para o país”, destaca Valduga.
Para o deputado, abrir o capital da Caixa prejudica o país. “Trata-se de abrir mão de um instrumento poderoso em prol dos grandes interesses do país e subordiná-lo à lógica do mercado, em prejuízo dos municípios, do desenvolvimento, da população, das questões sociais e dos trabalhadores bancários, que por meio do seu esforço e dedicação têm assegurado o sucesso dessa instituição”, finalizou o deputado.

Voltar