Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/09/2015 - 17h15min

Valduga defende partilha do pré-sal e taxação de grandes fortunas

Licenciado durante dois meses da Casa Legislativa, o deputado comunista retornou nesta semana e em seu pronunciamento alertou sobre o ajuste fiscal
Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga retornou ao Parlamento após licença de 60 dias. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Na tarde de terça-feira (15), o deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB) retomou as atividades na Assembleia Legislativa de Santa Catarina após licença de 60 dias e, em pronunciamento, alertou para a possibilidade de que a conta dos ajustes feitos pelo governo federal para que o país supere os efeitos da crise econômica internacional recaiam com mais peso sobre os trabalhadores.

Valduga explicou que medidas mais justas, como a taxação de grandes fortunas e a aplicação de multas para repatriação de dinheiro não declarado, dependem da aprovação do Congresso – que vive momento de paralisia devido à crise política instalada pela oposição – e seriam viáveis para superar o momento que o país atravessa. “É importante entendermos que com a repatriação do dinheiro, conseguimos evitar que só os trabalhadores paguem pela crise. A manutenção da partilha do pré-sal assegura investimentos entre setores sociais e na educação, por exemplo”, pontuou.

O deputado reconheceu a necessidade de ajustes e o esforço do governo em superar o momento de crise na tentativa de retomada do crescimento. “Creio que é preciso prudência no uso da tesoura, para não fazer sentir apenas aos mais fracos e seguir poupando os mais abastados”, defendeu.

Em meio ao pronunciamento, Valduga lembrou ainda que com ações como adiamento de reajuste salarial dos servidores, a suspensão de concursos públicos e a revisão da subvenção agrícola, o governo pretende economizar R$ 26 bilhões. Enquanto isso, o deputado exemplificou que o "sonegômetro" instalado na Esplanada dos Ministérios acusou que, de janeiro a agosto deste ano, o Brasil deixou de arrecadar R$ 327 bilhões.

“Não queremos, como isso, fazer coro ao pessimismo e muito menos ao golpismo, mas alertar sobre as alternativas que não pesem mais sobre o trabalhador que ao capital especulativo. Para isso, é necessária uma ação conjunta das forças políticas em favor do povo brasileiro”, reforçou.

Mirian Cruz
Assessoria de Imprensa Deputado Valduga
(48) 9918-0255
(48) 3221-2849 (Gabinete)

Voltar