Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/10/2016 - 14h35min

Valduga busca retomada do Programa Nacional de Habitação Rural

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga

Sindicatos rurais de todo o estado têm manifestado preocupação com a paralisação do Programa Nacional de Habitação Rural e buscado interlocutores junto ao governo federal. Em Santa Catarina, são mais de 2 mil projetos parados na Caixa Econômica, e milhares de famílias na fila de espera do benefício.
Na sessão de terça-feira (25), o deputado Cesar Valduga (PCdoB) expôs a preocupação das entidades sindicais e de representação de produtores rurais do estado de Santa Catarina com relação à paralisação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida.
Os sindicatos dos trabalhadores rurais de Urubici, Urupema, Cunha Porã, Faxinal dos Guedes, Papanduva, Campos Novos, Fraiburgo, Arroio Trinta, Belmonte, Vargeão e Rio Rufino buscaram apoio junto ao parlamentar, entre outras políticas, para tentar retomar o PNHR.
“O Programa Nacional de Habitação rural é fundamental para a melhoria na condição de vida de nossos produtores, além de dar condições para os jovens agricultores, que pretendem constituir suas famílias, possam continuar no campo tendo sua casa própria”, explicou Valduga.
Segundo o presidente da Federação dos Agricultores e das Agricultoras do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, são mais de 2 mil processos paralisados na Caixa Econômica, além de milhares de famílias que aguardam acesso ao programa. “O PNHR começou a receber cortes já em 2014, sofrendo uma redução drástica em 2015 até que, este ano, para Santa Catarina, não foi repassado recurso algum”, afirmou Dresch.
O presidente da Fetaesc também falou sobre a importância do Programa. “Eu também sou do Oeste, assim como o Valduga, e conhecemos bem a situação de nossos produtores rurais. Tem famílias que residem ainda nas primeiras casas de madeira, da época da colonização. Tem também os jovens que querem casar, mas se não conseguem ter casa no campo, acabam indo para a cidade. Precisamos somar forças e buscar uma solução”, reforçou Dresch.
O deputado Valduga encaminhou indicação do governo federal solicitando a imediata retomada do PNHR, e apresentou requerimento de audiência pública em Chapecó para tratar o tema. “Precisamos compreender o que está acontecendo e buscar solução para esta situação. Não podemos abandonar nossa população rural”, concluiu Valduga.

Voltar