Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2017 - 14h08min

Trânsito: “A conscientização deve começar nas escolas, com nossos adolescentes”, diz Parisotto

Imprimir Enviar
Através da lei de Parisotto, o tema trânsito é incluído na grade curricular FOTO: Assessoria de Imprensa deputado Parisotto

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com esse objetivo, no mês de maio, é desenvolvida a Campanha Maio Amarelo. O deputado Narcizo Parisotto (PSC) parabeniza a iniciativa e ressalta que a conscientização para o trânsito deve iniciar cedo, ainda dentro das escolas. “A prevenção é a melhor maneira de reduzir os acidentes de trânsito”, afirma Parisotto.

Com esta visão, em 2007, Parisotto apresentou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei (PL) 89/2007, que visava incluir no currículo das escolas o tema educação para o trânsito. O projeto tramitou na Casa, foi aprovado e transformado na Lei Estadual 14.514/2008. A partir da iniciativa de Parisotto, ficou autorizada a inclusão de conteúdos e atividades relativas à cidadania e ao papel do cidadão no trânsito na grade curricular do ensino médio do estado de Santa Catarina.
De acordo com Parisotto, a lei é de extrema relevância, pois familiariza os adolescentes com as regras de trânsito. Ele conhece as medidas preventivas e passa a agir de acordo com o que aprendeu. “Infelizmente, alguns condutores mais jovens costumam assumir uma postura perigosa ao volante. O resultado é a morte prematura ou sequelas irreversíveis, tanto físicas, como psicológicas. Mas, se este jovem for orientado, terá uma consciência maior na hora de assumir a direção de um veículo”, salienta Parisotto.
Segundo o parlamentar, os conteúdos abrangem desde conhecimentos sobre a legislação de trânsito, em especial sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), até a formação e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos seguros no trânsito.

 

Voltar