Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/04/2019 - 16h54min

Titon destaca os 10 anos de vigência do Código Ambiental de SC

Imprimir Enviar
Deputado Romildo Titon
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Romildo Titon (MDB) destacou em pronunciamento os dez anos de vigência do Código Ambiental de Santa Catarina, lembrando que a lei mudou a segurança jurídica no meio rural e incentivou a produtividade agrícola, bem como a sustentabilidade. Titon foi o relator da matéria que tramitou a partir de 2008, por oito meses, tempo em que foram realizadas audiências públicas em todas as regiões com a participação de todos os interessados: entidades dos mais diversos segmentos, representantes do agronegócio, da agricultura familiar e ecologistas.

Titon lembrou a confiança do então governador Luiz Henrique com o trabalho desenvolvido no Parlamento. “Ele sancionou a lei sem questionar um único artigo, elogiou nosso trabalho. Foi uma grande festa, eu lembro do Galpão Crioulo de Campos Novos lotado”, rememorou o deputado.

A definição dos critérios para reservas legais e a possibilidade de compensação de reserva em outra propriedade do mesmo bioma foi uma das conquistas mais importantes. A maioria das propriedades, antes consideradas em situação irregular, conseguiu se enquadrar em critérios da legislação. “Ainda assim, a lei carece de aperfeiçoamento depois de 10 anos de sua vigência”, admite Titon. Mas o parlamentar também destaca a vanguarda de Santa Catarina, que influenciou o Congresso Nacional para a revisão, logo adiante, do Código Florestal Brasileiro.

 

Assessoria da Bancada do MDB

Voltar