Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2013 - 15h18min

Sopelsa espera que abertura de mercado do Japão renda para toda cadeia da suinocultura

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB). Foto: Solon Soares

A possibilidade de exportar carne suína para o Japão abre novas perspectivas para suinocultores e agroindústrias de Santa Catarina, e o deputado Moacir Sopelsa (PMDB) espera que os benefícios da expansão dos negócios tenham reflexo de curto prazo para toda a cadeia produtiva. A avaliação foi feita durante visita à Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em Concórdia, em razão da comunicação feita por autoridades sanitárias japonesas, de que reconhecem o status sanitário do rebanho catarinense, bem como de nossas principais unidades frigoríficas exportadoras.

Sopelsa lembrou, na manhã desta sexta-feira (24), que Santa Catarina empreendeu uma verdadeira cruzada para garantir o status sanitário de área livre de aftosa sem vacinação. “Desde 1980, quando ocorreram os focos da peste suína africana, técnicos das secretarias de estado e municípios, da Cidasc, entidades como a ACCS, mas especialmente os produtores, sacrificaram-se para garantir a sanidade do rebanho, até chegarmos ao momento atual”.

Por isso, o parlamentar espera que o novo momento do mercado tenha reflexo amplo na cadeia produtiva. “Espero que seja a oportunidade para mudar a história da suinocultura em nosso Estado. Que o mercado japonês, e depois dele tenho certeza que também virá o europeu, possa render dividendos para toda a cadeia produtiva”.

Ano passado Sopelsa foi ao Japão com uma comitiva de cooperativistas catarinenses que sondavam as possibilidades de exportações. O deputado lembra que também o governador Raimundo Colombo abriu entendimentos com os japoneses. “Precisamos abrir espaço para a exportação com agregação de valor final. Vender cortes selecionados, não carcaças”, ele sugere.

Ex-secretário de Estado da Agricultura, entre 2003 e 2007, o deputado destaca que o status sanitário é resultado de vários governos, e valoriza, em especial, o ex-deputado Odacir Zonta, que o antecedeu na função, e Felipe Luz, que respondeu pela pasta nos anos seguintes. “Houve momentos de focos de aftosa no Paraná e Rio Grande do Sul, a pressão pela retomada da vacinação foi imensa, mas suportamos e garantimos a sanidade animal, que agora é reconhecida pelo Japão”, valoriza.

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 3221.2883

Voltar